Mobo, esse é o nome do notebook ultraportátil que a Positivo Informática apresentou nessa quarta-feira (7/5) em duas versões: uma para crianças (Mobo Kids) e outra para o mercado em geral. Com apenas 1,1 kg, tela LCD de 7 polegadas, do tamanho de uma agenda e bateria com autonomia de quatro horas, ele pertence a uma categoria de equipamentos móveis.
Segundo Hélio Bruck Rotenberg, presidente da empresa, só existem modelos similares recém lançados na Alemanha e na Índia, motivo pelo qual ainda não existe uma expectativa em relação à previsão de vendas no mercado brasileiro. O Mobo estará disponível a partir de 23 de maio nas lojas; e o Mobo Kids a partir de julho, ambos ao preço de R$ 999.
Explicou que o Mobo não é o mesmo modelo do ClassMate adaptado. ?O ClassMate é outro produto do portifólio que está sendo vendido pela Positivo para escolas em todo o pais, tanto particulares como oficiais?. Rotenberg disse ainda que está participando com esse modelo de uma concorrência de 100 mil unidades no Uruguai, pois ministério da Educação daquele país pretende ampliar o programa de inclusão digital.
Dois modelos
O Mobo tem processador Via de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e capacidade de armazenamento em memória Flash de 2 GB, que pode ser potencializada com o uso de acessórios como pen drive, leitor óptico externo USB e HD externo USB. Também tem leitor de cartões (SD/MMC/MS), webcam, placa de rede, modem e sistema wireless (802.11b/g) integrados, trava de segurança e 2 portas de conexão USB 2.0, que podem ser utilizadas ? em caso de uso prolongado ? para conexão de mouse e teclado convencionais. O mouse é tipo touchpad e o teclado é em português do Brasil com 80 teclas.
Ele vem com discador Positivo, que permite acesso à Internet discada gratuitamente (sem pagamento de provedor), Open Office, Adobe Acrobat Reader, o dicionário Aurélio online (grátis por um ano), e uma bolsa de proteção.
O Mobo Kids segue configuração semelhante, com processador Intel Mobile ULV 900MHz, 512 MB de memória, sistema operacional Windows XP Home, 2 GB para armazenar dados em memória Flash, tela de 7 polegadas widescreen e webcam integrada. Os diferenciais ficam por conta do design e da resistência do teclado a líquidos – especialmente projetado para crianças – , e da capa de couro com alça, estilizada para agradar ao público infantil.
Um milhão de Windows
A Positivo também foi homenageada na manhã dessa quarta-feira pela Microsoft por ter vendido mais de um milhão de cópias do sistema operacional Windows embarcado em seus PCs nos últimos doze meses. A entrega de um diploma alusivo foi feita por Kevin Turner, COO (chief operation officer) da Microsoft Corporation.
Na ocasião confirmou que a versão do Windowx XP home edition voltado para PCs de baixo custo irá ser comercializada para integradores até junho de 2010. A Microsoft está sofrendo pressões para que o XP deixe de ser comercializado no dia 30 de junho, no final do ano fiscal da empresa, como foi anunciado.