Pottencial Seguradora centraliza a gestão de aplicativos elimina a complexidade de ambiente digital

0

Um dos principais players do Brasil no mercado de garantias, a Pottencial Seguradora possui um ambiente digital heterogêneo, com recursos on-premises, múltiplos provedores de nuvem, diversas tecnologias e variados frameworks. A procura pela Nublify foi motivada pelo interesse da organização de ampliar de maneira considerável a camada de visibilidade, com uma solução que a atendesse em gestão de logs de aplicações e no monitoramento de camada alta (APM). "Até o início da parceria com a Nublify fazíamos parte desse trabalho por meio de soluções internas, administradas e mantidas por uma equipe própria, o que estava onerando nossos recursos, tanto computacionais quanto de mão de obra", explica Gibran Silva, head de arquitetura de TI da Pottencial.

Considerando esse cenário, a Nublify sugeriu à empresa a adesão à solução New Relic One. A ferramenta opera com base no conceito "full-stack observability", que prevê a visualização, a análise e a solução de problemas de um ambiente digital em uma plataforma unificada, garantindo a integridade da infraestrutura e o desempenho dos recursos, enquanto acompanha o comportamento do usuário final.

"Com a plataforma da New Relic e o apoio da Nublify, conseguimos padronizar nossas aplicações no tratamento de logs e aumentar a visibilidade da saúde e do comportamento dos nossos serviços. Como a ferramenta oferta várias funcionalidades com foco em observabilidade – como Logs, APM, monitoramento de Infraestrutura e mobile, testes com transações sintéticas e boards customizados -, foi possível centralizar todas as nossas necessidades em um único provedor de serviços", detalha Gibran Silva.

Vale destacar que os serviços da New Relic são providos em formato SaaS. Dessa forma, a empresa contratante consegue, de maneira fácil e rápida, constatar a grande relação custo-benefício da aquisição, na comparação com a hospedagem das soluções de monitoramento gerenciadas internamente.

De acordo com líderes da Pottencial, a New Relic viabilizou que a área de negócio tivesse acesso mais rápido e preciso aos dados estratégicos. Além disso, o tempo gasto na operação de soluções internas de monitoramento e no aumento da visibilidade técnica dos produtos foi consideravelmente reduzido. Outro ganho foi a possibilidade de explorar não apenas dados técnicos, mas também de negócio, com potenciais de insights muito ricos.

"Tudo isso foi possível graças à padronização da gestão de logs e do monitoramento de camada alta em nossos ambientes. Algo que nos afetava diretamente no dia a dia, gerando dificuldade para troubleshooting e visibilidade do comportamento das aplicações", comemora Gibran Silva.

Na Pottencial Seguradora, o projeto com a Nublify permitiu que a empresa se organizasse internamente para suprir suas necessidades técnicas relacionadas a logs e monitoramento. Agora, vendo a ingestão de dados funcionando adequadamente e desfrutando da facilidade para consultar e disponibilizar visualizações, a companhia inicia esforços para disponibilizar um projeto de monitoramento de negócios. "A ideia é que consigamos expandir isso para cada setor de produto que ofertamos, de forma que nossa própria equipe de negócios tenha acesso a métricas estratégicas", conta Gibran Silva.

O executivo destaca que o sucesso do projeto se deve também ao apoio da equipe de especialistas da Nublify, não apenas na parte técnica, mas – especialmente – na intermediação comercial com a New Relic. "Enfrentamos alguns desafios no formato de licenciamento, estratégia para sizing, PoC das ferramentas, definições para padrões de logs e monitoramento, que foram apoiadas diretamente nessa parceria. E esse apoio tem sido contínuo desde então", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.