A TIM revelou seu balanço do primeiro trimestre de 2021 e mostrou que o lucro líquido normalizado subiu 57,9% no ano a ano, alcançando R$ 277 milhões. A receita de serviços também exibiu uma curva ascendente. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a alta é de 3,3%, em R$ 4,22 bilhões.
O destaque fica para a TIM Live, serviço de ultra banda larga, cuja receita cresceu 20,4% enquanto o ARPU (receita média por cliente) subiu 6,1%. Também apresenta resultado positivo o serviço móvel pós-pago, que registrou no período elevação da receita em 3,9%. O ARPU do segmento móvel também aumentou em 6,6%.
Segundo a operadora, os números positivos são consequência da estratégia de ampliar a conectividade e a oferta de conteúdos aos consumidores, o que tem permitido, em todos os segmentos, aumentar o ARPU.
Como resultado, está o aumento consistente do EBITDA, que já apresenta 19 trimestres consecutivos de alta. A companhia fecha o primeiro trimestre de 2021 com R$ 2 bilhões de EBITDA normalizado e 46,6% de margem normalizada.
Novos negócios
A participação de novos negócios começa a se mostrar relevante nos resultados da TIM. Em serviços financeiros, a operadora alcançou receita de R$ 11 milhões no primeiro trimestre de 2021. A publicidade móvel, por sua vez, rendeu R$ 6 milhões no período por meio das plataformas TIM Ads e Informa TIM. No agronegócio, a TIM chegou a marca de 6 milhões de hectares cobertos.