O valor das transações envolvendo o pagamento de contas via celular (mobile payment) realizadas por meio da tecnologia Near Field Communications (NFC), que permite a comunicação sem fio a curta distância entre aparelhos eletrônicos, chegará à casa dos US$ 50 bilhões em 2014, de acordo com dados da Juniper Research. A consultoria ressalta que este ano e 2012 serão marcados pelo aparecimento de diversos desses serviços.
O estudo aponta que as perspectivas em relação à tecnologia NFC têm melhorado nitidamente ao longo dos últimos anos, o que impulsionou o desenvolvimento de muitas soluções do gênero para transações de pequeno valor. Esse avanço também acabou por criar diversas possibilidades para o varejo, como cupons de descontos e ofertas promocionais. Aplicações como essas fizeram com que as soluções de pagamentos móveis via NFC se tornassem bastante atrativas para os consumidores.
"Baseado em nossas análises e entrevistas com os principais players da indústria, nosso ponto de vista é que nos próximos 18 meses acontecerão vários lançamentos serviços de pagamento móvel via NFC em até 20 países", prevê o analista sênior Juniper Research, David Snow, ressaltando que a projeção é que a América do Norte e Europa Ocidental, em conjunto, ultrapassem a Ásia em menos de três anos em valores de transações com a tecnologia.
- M-payment