Durante anos, o universo contábil tem sido apontado como uma área burocrática, uma vez que em seu expediente é preciso lidar com uma série de atividades complexas, que envolvem cálculos, planilhas e o acompanhamento frequente de tributos. Contudo, com o avanço da tecnologia, tal cenário mudou, de modo que a implementação de ferramentas digitais tem transformado por completo a contabilidade, apoiando os profissionais e empresas do segmento a realizarem suas atividades diárias de maneira mais efetiva, segura e ágil.
Os procedimentos lentos, manuais e repetitivos, por sua vez, foram substituídos por alternativas digitais e focadas na utilização inteligente de dados. Além disso, a integração de softwares de gestão empresarial (ERP) passou a ser algo imperativo para gerir de forma coordenada as demandas do setor. Vale reforçar que, nos últimos anos, o Brasil tem passado por transformações na esfera corporativa de modo geral, no entanto, quando pensamos no segmento contábil, a Page Group revelou que o Analista Contábil é um cargo entre os 38 mais promissores e de maior destaque.
Diante deste contexto de transformação digital, como tecnologia pode apoiar, de fato, o dia a dia dos profissionais deste segmento?
O impacto de novas tecnologias para o setor contábil
As inovações tecnológicas surgem com muita rapidez no mercado: sistemas de gestão, controle de informações sobre tributos, automatização de processos rotineiros e fornecimento de relatórios e performance em tempo real, essas são apenas algumas das otimizações que a implementação de tecnologias disruptivas podem proporcionar para o universo contábil. Com processos mais efetivos, é possível que a gestão seja aperfeiçoada, contribuindo para que os resultados do negócio sejam efetivamente atingidos.
Nesse sentido, a tecnologia vai muito além da implementação de ferramentas, uma vez que sistemas têm como principal objetivo criar oportunidades diferenciadas no mercado, apoiando, inclusive, na valorização dos profissionais, que passam a ter uma atuação mais estratégica, analisando as operações por ângulos diferentes. Com isso, é possível ter uma visão ampla do que está acontecendo no dia a dia da empresa, valorizando as demandas e ajustando atividades que necessitam maior atenção.
Democratização do mercado
Ainda há um consenso muito forte de que investir em soluções tecnológicas é inviável financeiramente. No entanto, o que as empresas ainda não perceberam é que o acesso às tecnologias é primordial para o crescimento sustentável do negócio e, com isso, se torna cada vez mais acessível, inclusive para organizações de menor porte. Com a inovação avançando a passos largos, novas tecnologias surgem para aprimorar o setor contábil, de modo que mesmo as menores empresas conseguem adquirir esses sistemas sem burocracias, contando com parceiros de alta qualidade e expertise no assunto.
Além disso, o investimento promove a redução de custos para o setor — e isso não significa reduzir o número de colaboradores ou o corte de gastos. Quando uma empresa de contabilidade ou profissionais da área investem no recurso adequado de acordo com às necessidades do negócio, há otimização do tempo e a agregação de mais valor às atividades. Ademais, falhas e erros humanos são eximidos, favorecendo nas entregas e prazos combinados, além de evitar possíveis multas e penalidades.
No fim, a tecnologia passa a ser uma grande potencializadora, ajudando o setor contábil a conquistar um melhor aproveitamento das horas de trabalho dos profissionais, ajudando-os a atuarem de uma forma mais organizada, produtiva e estratégica. Consequentemente, essa otimização será sentida pelos clientes que, mais satisfeitos, estarão propensos à fidelização.
João Carlos Pellegrini, CEO da Questor.