A democratização da área contábil e a influência da tecnologia

0

Durante anos, o universo contábil tem sido apontado como uma área burocrática, uma vez que em seu expediente é preciso lidar com uma série de atividades complexas, que envolvem cálculos, planilhas e o acompanhamento frequente de tributos. Contudo, com o avanço da tecnologia, tal cenário mudou, de modo que a implementação de ferramentas digitais tem transformado por completo a contabilidade, apoiando os profissionais e empresas do segmento a realizarem suas atividades diárias de maneira mais efetiva, segura e ágil.

Os procedimentos lentos, manuais e repetitivos, por sua vez, foram substituídos por alternativas digitais e focadas na utilização inteligente de dados. Além disso, a integração de softwares de gestão empresarial (ERP) passou a ser algo imperativo para gerir de forma coordenada as demandas do setor. Vale reforçar que, nos últimos anos, o Brasil tem passado por transformações na esfera corporativa de modo geral, no entanto, quando pensamos no segmento contábil, a Page Group revelou que o Analista Contábil é um cargo entre os 38 mais promissores e de maior destaque.

Diante deste contexto de transformação digital, como tecnologia pode apoiar, de fato, o dia a dia dos profissionais deste segmento?

O impacto de novas tecnologias para o setor contábil

As inovações tecnológicas surgem com muita rapidez no mercado: sistemas de gestão, controle de informações sobre tributos, automatização de processos rotineiros e fornecimento de relatórios e performance em tempo real, essas são apenas algumas das otimizações que a implementação de tecnologias disruptivas podem proporcionar para o universo contábil. Com processos mais efetivos, é possível que a gestão seja aperfeiçoada, contribuindo para que os resultados do negócio sejam efetivamente atingidos.

Nesse sentido, a tecnologia vai muito além da implementação de ferramentas, uma vez que sistemas têm como principal objetivo criar oportunidades diferenciadas no mercado, apoiando, inclusive, na valorização dos profissionais, que passam a ter uma atuação mais estratégica, analisando as operações por ângulos diferentes. Com isso, é possível ter uma visão ampla do que está acontecendo no dia a dia da empresa, valorizando as demandas e ajustando atividades que necessitam maior atenção.

Democratização do mercado

Ainda há um consenso muito forte de que investir em soluções tecnológicas é inviável financeiramente. No entanto, o que as empresas ainda não perceberam é que o acesso às tecnologias é primordial para o crescimento sustentável do negócio e, com isso, se torna cada vez mais acessível, inclusive para organizações de menor porte. Com a inovação avançando a passos largos, novas tecnologias surgem para aprimorar o setor contábil, de modo que mesmo as menores empresas conseguem adquirir esses sistemas sem burocracias, contando com parceiros de alta qualidade e expertise no assunto.

Além disso, o investimento promove a redução de custos para o setor — e isso não significa reduzir o número de colaboradores ou o corte de gastos. Quando uma empresa de contabilidade ou profissionais da área investem no recurso adequado de acordo com às necessidades do negócio, há otimização do tempo e a agregação de mais valor às atividades. Ademais, falhas e erros humanos são eximidos, favorecendo nas entregas e prazos combinados, além de evitar possíveis multas e penalidades.

No fim, a tecnologia passa a ser uma grande potencializadora, ajudando o setor contábil a conquistar um melhor aproveitamento das horas de trabalho dos profissionais, ajudando-os a atuarem de uma forma mais organizada, produtiva e estratégica. Consequentemente, essa otimização será sentida pelos clientes que, mais satisfeitos, estarão propensos à fidelização.

João Carlos Pellegrini, CEO da Questor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.