Saída para indústria de PCs é a consolidação, defende CEO da Acer

0

Gianfranco Lanci, CEO da fabricante de computadores Acer, acredita que a saída para a indústria de PCs impulsionar as vendas é a consolidação do mercado. O executivo crê que o mercado pode gerar receitas expressivas, mas num cenário com quatro ou cinco empresas competindo, e não sete ou oito como atualmente.
Numa análise publicada pelo Bits, blog de tecnologia da versão online do jornal New York Times, Lanci conta que, se menos empresas atuarem no mercado, todas exercerão maior poder de compra sobre seus fornecedores e, portanto, aumentarão suas margens de lucro.
O executivo argumenta que na situação atual a HP vende 55 milhões de PCs por ano, enquanto a Dell vende 43 milhões e a Acer, em terceiro lugar, 34 milhões. "Mas, se as empresas menores forem absorvidas, as grandes corporações podem chegar à marca dos 100 milhões de computadores vendidos anualmente", avalia Lanci.
Para que o objetivo seja alcançado, o executivo da Acer acredita que as três principais empresas do setor devem, em primeiro lugar, mirar a compra do negócio de PCs das empresas japonesas Toshiba e Sony, por serem as mais fracas nesse mercado, segundo ele. Em contrapartida, a taiwanesa Asustek e a chinesa Lenovo devem repensar suas estratégias, ou suas posições de continuarem sendo empresas independentes.
Sobre o papel da Acer nesse cenário de consolidação do mercado, Lanci não tem tanta certeza sobre que caminho seguir. Ele apenas considera que a empresa "precisa ser parte desse movimento de alguma forma".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.