Senado aprova Política Nacional de Resíduos Sólidos

0

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada nesta quarta-feira, 7, pelas comissões de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. O projeto de lei, que agora será votado em caráter de urgência na Câmara dos Deputados, estabelece regras, responsabilidades e políticas para o descarte de resíduos sólidos.
O setor de eletroeletrônicos será diretamente afetado pela instituição da logística reversa, prática que consiste em obrigar os fabricantes a recolher os materiais descartados por seus clientes e descartá-los. Ainda há no projeto a chamada "responsabilidade compartilhada", em que empresas, governos e consumidores devem tratar os equipamentos descartados de forma adequada, indicando-os, inclusive, para a coleta seletiva. A prática da logística reversa atinge, além dos eletroeletrônicos, os fabricantes de agrotóxicos, pilhas e baterias, pneus óleos lubrificantes e lâmpadas.
De acordo com o projeto de lei, as empresas ainda receberão incentivos fiscais, tanto da União quanto dos governos estaduais, para que as chamadas "práticas verdes" possam ser efetivadas. O projeto pretende dar um destino melhor às 150 mil toneladas de lixo produzidas diariamente no país. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.