Tecpar e L8 Group criam projetos para cidades inteligentes

0
89

A L8 – empresa curitibana que reúne soluções de tecnologia de segurança, automação e energia renovável de ponta – é uma das oito empresas selecionadas pela Agência de Inovação do Tecpar para participar do programa de tecnologias para smart cities, como o poste inteligente, câmeras para leitura de placas de veículos, reconhecimento facial para segurança pública, garagens solares entre outras.

O intuito do Living Lab é difundir para todo o Paraná as tecnologias voltadas para deixar cidades mais inteligentes e sustentáveis, e estimular o empreendedorismo inovador no estado. "O que mais motivou a L8 Group a participar do Living Lab foi a possibilidade de expor as nossas inovações, e o que há de mais moderno no mercado. Além disso, colaborar com o desenvolvimento do Paraná, e do Brasil, fazendo funcionar dentro do Living Lab as mais modernas tecnologias disponíveis no mundom", conta Leandro Kuhn, CEO da L8.

Garagem Solar

A Garagem Solar é composta por painéis solares instalados na parte superior da estrutura. O objetivo é, por meio dessas placas, gerar energia limpa a partir da captação da luz do sol. A eletricidade produzida pode ser utilizada para abastecer uma casa ou empresa, ou até mesmo carregar carros, motos e bicicletas elétricas. A estrutura já está instalada na sede do Tecpar e é mais uma inovação que será exposta no Living Lab.

Câmera Inteligente

As câmeras inteligentes para rastreamento de veículos possibilitam reconhecer placas de carros, identificar o proprietário do veículo, e ainda a rota feita por ele. A câmera tem um dispositivo que consegue gerar relatórios quantitativos do veículo por período, e por entrada e saída dele em determinado estabelecimento. Com as câmeras inteligentes é possível identificar um roubo de carro, um sequestro e até um atropelamento seguido de fuga, por exemplo.

Poste Inteligente

O poste inteligente surge com a proposta de melhorar a infraestrutura de segurança dos locais, principalmente regiões de escolas, hospitais, atrações turísticas, supermercados e lugares com grande circulação de pessoas. O poste, estruturado com duas câmeras, captura imagens ao vivo, consegue fazer zoom em áreas críticas, e identificação facial. O poste vem equipado com um botão de emergência para acionamento da polícia, ou guarda municipal, em caso de emergência.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é um sistema que ajuda a identificar rostos de uma forma muito rápida, mesmo que a pessoa esteja utilizando uma máscara em períodos de pandemia, e permite um controle mais efetivo da região a ser monitorada. Além disto a solução de reconhecimento facial da L8 permite identificar o gênero, idade, e humor da pessoa.

"A maioria das soluções apresentadas pela L8 são focadas em trazer eficiência e proporcionar mais segurança às cidades e seus moradores. São ágeis ferramentas de inteligência que podem tornar-se apoio para as forças policiais, governamentais e de segurança de uma forma geral, explica Leandro Kuhn. 

Deixe seu comentário