Empresas que usam tecnologia em ações de marketing têm receita 40% maior, indica estudo

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Os profissionais de marketing que já utilizam a tecnologia a seu favor podem desenvolver ações com melhores resultados comerciais em comparação aos que utilizam abordagens tradicionais. É o que aponta estudo realizado pelo Institute for Business Value, da IBM, realizado em setembro do ano passado com 362 profissionais de marketing de empresas líderes de mercado no mundo todo.

Dentre as constatações, a pesquisa mostra que as empresas com departamentos de marketing inovadores têm receita 40% acima das outras e lucro bruto crescendo a uma taxa duas vezes maior que as com abordagem tradicional. Os entrevistados também relataram eficácia superior nos quatro "Ps" clássicos do marketing  promoção, produtos e serviços, praça e preço , em relação a profissionais que não utilizam a tecnologia em suas abordagens de marketing. A proporção foi de 91% contra 79% em promoção, 71% contra 48% em produtos e serviços, 64% contra 50% em praça e 62% contra 41% em preço.

O estudo revela ainda que os líderes de mercado estão 33% mais propensos a oferecer produtos e serviços personalizados ou dirigidos em quatro ou mais canais em tempo real e têm conhecimento para criar programas integrados de marketing online/offline. Tanto nas ferramentas móveis quanto nas sociais, os líderes de marketing apresentam atuação superior aos profissionais das demais companhias. Para os canais móveis, as campanhas de mensagens representam 41% das ações, as de "targeting" baseado na localização, 36%, e as de anúncios móveis, 33%, contra 25%, 20% e 18%, respectivamente, das ações das empresas não líderes. 

"A maioria das companhias usa táticas comuns, como aplicativos para dispositivos móveis e e-mails especialmente formatados para smartphones. A diferença dos profissionais de marketing de empresas líderes de mercado é que eles estão acima deste padrão e conseguem realizar campanhas de mensagens e anúncios para os canais móveis, por exemplo, levando em consideração a localidade do cliente e o horário de envio", revela Isabela Martins, líder de consultoria da IBM Brasil para o segmento de CRM.

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