A proposta da startup Poup é oferecer um programa de fidelidade para cadastrados no site, que bonifica os clientes que comprarem online nos sites parceiros. É possível receber de volta até 10% do dinheiro gasto. Aliexpress, Amazon, Americanas.com, C&A, O Boticário, Carrefour, Casas Bahia, Dafiti e muitos outros grandes nomes já são parceiros da startup.
Para ser bonificado, porém, é necessário que o consumidor respeite algumas regras básicas. Por exemplo, o acesso à loja virtual deve vir através do site da Poup e não é permitido que o usuário use cupons de desconto de terceiros.
Isso garante que a startup seja rastreada pelas lojas parceiras e, posteriormente, receba uma comissão. Ao fim, a empresa divide essa comissão com o consumidor. E os dois saem ganhando. O consumidor precisa aguardar acumular R$ 30 no extrato e ter uma conta corrente ou uma conta no Paypal. Os créditos da compra podem demorar até 45 dias para cair no extrato do cliente e têm prazo de expiração.
O principal desafio do setor de cashback é fazer com que as pessoas acreditem na proposta e a testem. Segundo pesquisas da E-Bit, em 2014, 51,5 milhões de brasileiros realizaram compras online. Desses, 10,2 milhões eram estreantes. Ou seja, o setor está ainda em amplo crescimento e há espaço para inovações e boas ideias.
Além do sistema de cashback, a Poup permite ainda que o consumidor encontre ofertas e cupons de desconto. Aos mais desligados, que não costumam entrar no site da startup para procurar ofertas, há ainda a possibilidade de instalar um aplicativo de alerta.
Assim, sempre que o consumidor entrar em um site parceiro receberá um alerta de que é possível utilizar cupons de desconto e ganhar cashback com a compra. O app se chama Poup Alerta funciona no Google Chrome.
A porcentagem de cashback varia conforme o segmento. Serviços, por exemplo, pode pagar até 10%. Já passagens aéreas retornam 0,5% ao consumidor.
Esses descontos são preciosos no final do mes. Obrigado pelas dicas!