Alta produtividade, baixo custo de desenvolvimento, entregas e melhorias contínuas são palavras chaves no mundo atual do desenvolvimento de aplicações empresariais, principalmente no mercado de ERP, que necessita oferecer evolução contínua para ajudar as empresas a crescerem. A CIGAM, fornecedora de sistemas empresariais, se propõe a estar ao lado das organizações nesta jornada e investe na oferta do ERP 4.0, que reúne uma série de ferramentas de alto desempenho para engajar clientes, empoderar colaboradores, automatizar processos, integrar aplicações e transformar os modelos de negócios das empresas.
A proposta é construir uma estratégia empresarial a partir do incentivo à inovação e uso de tecnologias para a transformação de todo o ecossistema de negócios. Para atingir este objetivo, a desenvolvedora do CIGAM conta com o apoio da ferramenta de desenvolvimento low code Magic xpa, que garante a evolução do seu software de gestão, que está no mercado há mais de 30 anos competindo com grandes players globais, está entre os 5 maiores ERPs do Brasil e [MM2] conta com mais de 5 mil clientes em todas as verticais de mercado.
O início da jornada – Quando o sistema de gestão CIGAM foi lançado, no início dos anos 1990, as tecnologias não estavam tão avançadas e algumas linguagens de programação haviam se tornado o sonho de consumo dos jovens que desejavam ser um "bom programador", no entanto, não estavam preparadas para o futuro e muitas ficaram pelo caminho, entre elas a Clipper. O desenvolvimento consumia vários meses – e até alguns anos – para se concluir um sistema de rotinas básicas e, a cada nova versão, trazia enormes esforços de reescrita de todo o sistema.
Saindo ileso de um trauma com as linguagens antigas
Na época, os sócios da software house Abyz Informática – que depois passou a se chamar CIGAM Software de Gestão – perceberam esta dificuldade das linguagens e passaram a procurar uma ferramenta que pudesse garantir uma evolução de seu sistema, que rodava em MS DOS. Robinson Klein e Luís Rogério Dupont tinham em mente uma solução com alta produtividade e evolução tecnológica contínua, com baixo risco de ser descontinuada e evitar ficar "na mão", sem suporte técnico ou que fossem obrigados a reescrever o software em outra linguagem, perdendo tudo que já havia sido feito até então.
A preocupação se mostrou acertada porque não demorou muito para que o Clipper fosse descontinuado, fazendo com que muitas empresas de ERPs fechassem as portas por não conseguir reescrever seus códigos. A morte do Clipper traumatizou muitos desenvolvedores de sistemas, mas a Abyz Informática, hoje CIGAM, saiu ilesa, evoluindo com um sistema imune a este tipo de "acidente" ao mudar para o desenvolvimento à prova de futuro com o Magic.
Como foi a escolha?
Segundo os sócios da CIGAM, a ferramenta Magic foi a que se apresentou como a mais adequada porque permitia aproveitar o que já havia sido feito em Joiner, que era no padrão xBase, semelhante ao Clipper, e que executava em DOS e UNIX. Além disso, era fácil de usar, com apenas 13 comandos, capaz de criar o novo ERP CIGAM aproveitando o que tinha de melhor da antiga versão do sistema e promover a migração em menos tempo do que se imaginava.
Esta capacidade técnica do Magic se comprovou eficaz ao permitir às constantes evoluções do ERP CIGAM e com as customizações facilitadas para diferentes clientes ao longo dos anos. Quando surgiram a computação em nuvem e as aplicações mobile, a ferramenta Magic já estava preparada e permitiu a criação de aplicações para estas plataformas, beneficiando os clientes CIGAM.
Evolução tecnológica, entrega rápida de novos conjuntos de funcionalidades – Para atender às necessidades dos mais variados tipos de empresas e mercados verticais, o CIGAM teve que evoluir rápido. Isso só foi possível graças à capacidade low code do Magic, igualmente rápida e eficiente. "Este diferencial se reflete na entrega de um ERP robusto, abrangente e capaz de ajudar as empresas a crescerem. Muitas empresas tiveram problemas para crescer porque o sistema que utilizavam não ajudava – e isso acontece até hoje – e muitas perderam tempo e dinheiro tendo que reescrever seus códigos. Como o Magic sempre recebeu evoluções constantes, o nosso caminho para o crescimento foi mais fácil. Hoje temos mais de 5 mil clientes em todos os mercados verticais.
Sem penduricalhos, sem add-on's, mais ágil e com entrega contínua
Robinson Klein destaca que boa parte dos grandes sistemas ERP existentes hoje, criados em linguagens antigas ou descontinuadas, foram obrigados a "inventar" complementos – os chamados add-ons – para evitar reescrever todo o núcleo do sistema. Estas grandes marcas de ERP possuem suas redes de "criadores de add-on", mas que apresentam muitos problemas de entrega porque são feitos em ferramentas que não possuem a mesma produtividade de desenvolvimento que o Magic xpa oferece.
Um ERP compatível com as metodologias ágeis – Outro grande benefício do low code oferecido pelo Magic xpa, apontado pela CIGAM, é que a ferramenta permite melhorias contínuas para o ERP, o que atende às necessidades das empresas alinhadas com as metodologias Ágeis e DevOps. "Esta entrega acontece sem erros de código, evitando que a nossa equipe de QA – Quality Assurance perca tempo com testes recorrentes em larga escala, permitindo que o sistema possa evoluir continuamente com foco nas regras de negócios dos clientes. O resultado é que as evoluções chegam mais rápido para os clientes CIGAM. São quase três décadas de vantagem em relação aos nossos concorrentes", destaca o executivo.
Integração facilitada – Outro desafio que os fornecedores de sistemas enfrentam ao implementar o seu ERP é como integrá-lo a sistemas legados do cliente e com aplicações desenvolvidas em outras plataformas. A ferramenta Magic xpa possui uma tecnologia de integração nativa, chamada Magic xpi, que facilita este trabalho e oferece conectores prontos e homologados com os principais fabricantes de ERP e CRM (Customer Relationship Management), como SAP, Salesforce, SugarCRM, Oracle, Microsoft Dynamics, entre outros. Praticamente, todos integrantes da rede de parceiros CIGAM podem utilizar a ferramenta Magic xpa – para suas customizações – e o Magic xpi para os projetos de integração.
"É uma tranquilidade muito grande ter uma ferramenta que nos dá tudo o que necessitamos e ainda facilita incorporar recursos avançados, tais como Inteligência Artificial, Machine Learning, funcionalidade de chatbots e voice bots, entre outros recursos. Enquanto muitos fabricantes de sistemas de gestão ainda enfrentam dificuldades com seus sistemas, estamos – literalmente – em um oceano azul com o Magic", afirmam os executivos da CIGAM.