Estudo: 68% dos brasileiros consideram custo-benefício e bom atendimento para serem fiéis a uma marca

0

Para 68,1% dos brasileiros, a lealdade a uma marca depende principalmente do fator custo-benefício, mas também está intimamente ligada com o bom atendimento ao cliente (56,2%), variedade de produtos (46,1%) e entrega rápida (37,3%). É o que revela o relatório Why We Buy (Porque Compramos), da Criteo S.A. (NASDAQ: CRTO), plataforma de publicidade para a Internet Aberta. O estudo, que procura entender os motivos que determinam a fidelidade dos consumidores, revela ainda que 56% dos compradores têm suas lojas preferidas, mas estão dispostos a considerar novas opções.

Entre as principais razões que levam a uma troca de marca estão: queda de qualidade e preços altos (61,2%), mau atendimento (47%) e a descoberta de alternativas melhores (46%). Além disso, quase 30% dos entrevistados afirmam já terem desistido de empresas que não possuem valores alinhados às suas crenças pessoais. A pesquisa também revela que Facebook (68%), Websites (63,8%) e Youtube (63,7%) são os principais canais utilizados por quem procura novidades. Já os menos utilizados nesses casos são Pinterest (19,5%), Blogs (17,8%) e Snapchat (6,6%).

"É interessante verificar que, apesar do fator preço pesar muito quando o assunto é lealdade, as pessoas consideram bastante outros aspectos. Se uma marca pretende conquistar um cliente, é importante que ela tenha uma boa estratégia baseada em dados e tecnologia para chegar até ele, mas é preciso mais para mantê-lo. Os consumidores de hoje estão sempre conectados e têm muito acesso à informação, o que impacta na tomada de decisões. Vale ressaltar que as pessoas optam por marcas que estejam alinhadas aos seus valores. Os anunciantes precisam estar atentos a isso também", explica Tiago Cardoso, Diretor Regional de Estrategistas de contas Latam da Criteo.

No estudo, foram entrevistadas mais de mil pessoas, entre 18 e 76 anos, durante o mês de agosto de 2019. Veja mais detalhes da pesquisa abaixo:

O que desperta a curiosidade por novas marcas?

Quando o assunto é a primeira compra, o "boca a boca" tem papel fundamental. O relatório revela que 50% dos consumidores fazem suas escolhas por recomendação de amigos. O segundo motivo que impulsiona a aquisição são os descontos oferecidos (49,3%). Já 46% experimentam novas marcas porque gostam de novidades

Depois da primeira compra, o que faz os consumidores voltarem?

Economia é importante para os brasileiros. Após a experiência inicial, os clientes são mais propensos a retornar quando há a oferta de descontos personalizados e relevantes (63,3%). Nessa etapa, o posicionamento de marca tem peso: 57,5% dos respondentes afirmam que compram de novo quando os valores da empresa estão alinhados aos seus. Além disso, 57,4% voltam quando o site tem fácil navegação.

Em quais categorias os consumidores são mais fiéis?

O estudo revela que, de forma geral, 83% dos consumidores estão propensos a conhecer novas marcas. Entretanto, ao segmentar por categoria de produtos, a propensão é mais forte no segmento de Mercearia (91,8%). Em seguida vem Vestuário (90%) e Eletrônicos (86,4%). Os clientes mais fiéis, com pouca ou nenhuma propensão de comprar itens de outras marcas, estão nas categorias Jóias & Luxo (39,9%), Fitness & Material Esportivo (28%) e Casa & Jardim (25,9%)

Como os anúncios online contribuem para a fidelização?

Experiências com anúncios online são consideradas positivas pelos consumidores quando ajudam na descoberta de novos produtos (70%), quando trazem descontos que eles querem ou precisam (52%) e quando funcionam como lembretes dos itens pelos quais se interessaram (49,6%). Por outro lado, o resultado pode ser desfavorável se o anúncio impedir o carregamento correto do site (48,5%), tornar a navegação mais lenta (43,3%) e mostrar mercadorias nas quais o cliente não tem interesse. Muitos anúncios na página também tornam a experiência negativa (40,8%).

O papel do mobile

O estudo reforça a importância do canal mobile para os consumidores brasileiros. Dos entrevistados, 72,7% afirmam gostar de fazer compras utilizando o smartphone, enquanto 18,1% dizem não gostar. Apenas 9,3% não usam o aparelho para fazer compras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.