Adobe Systems confirmou a intenção de adquirir o controle acionário da Macromedia, como parte de seu plano estratégico de aumentar a participação no mercado de ferramentas de desenvolvimento para a internet.
O negócio está avaliado em cerca de US$ 3,4 bilhões e unirá dois poderosos pacotes de ferramentas: o Acrobat Reader, que reúne ferramentas de publicação de textos e gráficos, e o Macromedia Flash Player, pacote para criação de conteúdo e aplicativos para a internet. Isso sem falar no Dreamweaver, editor de homepages da Macromedia.
Analistas de mercado avaliam que a combinação do popular formato de arquivo PDF do Acrobat Reader com os recursos do PhotoShop, junto com as robustas ferramentas do Dreamweaver para o desenvolvimento de aplicações web e o Flash Player para a criação de websites multimídia, será um poderoso contrapeso na concorrência de mercado, até mesmo para o domínio da Microsoft. O PDF e o Flash, segundo eles, estão entre os programas com maior penetração em PCs, desktops e outros dispositivos, superior até mesmo que o Windows ou o Internet Explorer, por exemplo.
Mas o plano de fusão ainda terá de vencer um grande obstáculo, que é o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o qual deu a entender que não deve aprovar a união dos ativos das duas companhias.
A Adobe anunciou o plano de adquirir o controle da Macromedia em abril, mas as negociações para união das operações em 2006 só devem ganhar força a partir do encerramento do quarto trimestre fiscal das duas companhias, que termina em 15 de dezembro próximo, de acordo com nota conjunta divulgada na semana passada pelas duas empresas.