Debate no Senado mostra que os desafios à migração para o IPv6 ainda são grandes

0

O Conselho de Comunicação Social do Senado (CCS) promoveu um debate sobre a migração do IPv4 para o IPv6, com a participação do presidente do NIC.br, Demi Getschko; do conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone e diretor do SindiTelebrasil, Alexander Castro. Segundo os palestrantes, a transição do IPv4 para o IPv6 depende do engajamento de todo os atores da internet e, enquanto não é feito, o País terá que conviver com o compartilhamento de endereços na web, o que dificulta a identificação do equipamento de onde foi cometido algum ilícito.

Segundo Castro, em caso de compartilhamento de IP, que vem sendo adotado desde junho deste ano quando o estoque de endereçamento se esgotou, é possível identificar o equipamento, desde que o provedor guarde o número da porta lógica. Ele afirmou que as operadoras de telecomunicações já fizeram os investimentos para a adoção do IPv6, que estará disponível para todos os usuários a partir de janeiro de 2016.

O conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone, ressaltou a complexidade do processo e da dificuldade de engajamento por falta de enforcement. Ele disse que o governo, por exemplo, prevê a transição de suas redes de conteúdos só em 2018. Atualmente, afirma, 26% das redes já migraram para o IPv6, mas só 6% dos usuários têm equipamentos aptos à nova tecnologia. Zerbone disse que há ainda computadores, celulares e roteadores vendidos no varejo apenas na tecnologia IP versão 4.

Já o representante do CGI.br, Demi Getschko, a adoção do IPv6, que garantirá 340 undecilhões de endereços, é essencial para o desenvolvimento da internet das coisas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.