O novo Comprasnet, portal de compras públicas do governo federal, está disseminado como ferramenta preferencial de licitações em mais de 2,1 mil municípios do país. Como destacou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, ao abrir nesta segunda, 7/12, o 5×5 TecSummit, esse movimento facilita e barateia o processo pelo lado das prefeituras, mas também abre terreno para novos fornecedores.
"Hoje já temos mais de 2 mil municípios cadastrados utilizando o Comprasnet em suas licitações. É uma grande revolução, porque agora que o pregão eletrônico está de fato chegando ao município e isso cria uma série de barreiras e custos de transação para que fornecedores de todo o país, e até mesmo de fora, possam disputar licitações em todo o território nacional, e não apenas para o governo federal", afirmou.
A presença das cidades no portal Comprasnet duplicou ao longo de 2020, desde que, pelo Decreto nº 10.024/19, o uso do pregão eletrônico passou a ser obrigatório para compras realizadas com recursos oriundos de transferências da União.
Segundo Heckert, o projeto do Comprasnet 4.0 vem gradativamente modernizando a ferramenta, com novos recursos e facilidades. "Reformulamos a sala de disputa do ponto de vista do fornecedor, com uma interface muito mais amigável, inclusive com aplicativo mobile, para que o fornecedor possa participar de uma licitação até pelo celular. Estamos reformulando agora a visão do pregoeiro. E vamos em 2021 lançar uma nova sala de disputa com interface mais moderna e confortável para quem opera as licitações." Redação: Equipe 5×5 Tec Summit.