A Companhia de Gás de São Paulo (Comgas) informará até fevereiro o nome das empresas que cuidarão da sua área de TI. Atualmente, são 20 fornecedores distribuídos no processo de terceirização de infra-estrutra e suporte de aplicativos.
?Iniciamos o processo de revisão do modelo de terceirização no final do ano passado. A área de TI ficará sob responsabilidade de duas empresas apenas?, informa Roberto Newton Carneiro, superintende de TI da Comgás.
A empresa, que optou pelo outsourcing desde de 2000, tem entre seus fornecedores a T-Systems, Atos Origin, Tivit (as duas últimas cuidam dos sistemas corporativos críticos). A estratégia da empresa, segundo Carneiro, é focar os esforços de TI em atividade que trazem diferencial e seja parte do negócio.
?Torna-se mais competitivo entregar esse setor a uma empresa que tenha escala e que pode nos trazer melhores resultados?. Praticar a otimização de custos de determinados departamentos da empresa é viável quando o crescimento do negócio não depende daquele setor.
A Comgás não divulga valores, mas informa que se tivesse um departamento completo de tecnologia da informação com data center, servidores e suporte teria um custo duas vezes maior do que o atual.
?Desfragmentar todos os serviços facilita no controle do processo externo e interno, além de sabermos exatamente onde estamos perdendo e ganhando?, esclarece Carneiro.