O conselho de administração do grupo Amper, integradora espanhola de soluções e tecnologias de comunicações, ao qual a integradora de sistemas brasileira Medidata faz parte, aprovou nesta terça-feira, 8, a ampliação do capital social em 15 milhões de euros. O aumento deverá ser feito através da emissão de novas ações, cujo preço deve ser fixado em 1,70 euro por papel da companhia.
O montante se somará à injeção de capital de 10 milhões de euros feita pela Veremonte Espanha, empresa do grupo Veremonte, em novembro do ano passado. Este aporte permitiu a Amper capitalizar os desembolsos realizados pela Veremonte, até a data, melhorando sua situação patrimonial no balanço de encerramento de 2012.
A Veremonte, acionista de referência da Amper, também participará dessa nova inversão e se comprometeu a desembolsar 5 milhões de euros do total. Os novos recursos serão direcionados a reforçar a posição financeira do grupo, por meio da entrada de novos fundos e da redução de sua dívida.
Em dezembro do ano passado, a empresa amortizou 4,3 milhões de euros de um financiamento. Além disso, a nova ampliação reforçará o plano de negócios do grupo, que visa a expansão internacional, em especial nos mercados da América Latina e do Brasil. O período de subscrição dos papéis começa após a divulgação da cotação das ações da emissão anterior e a previsão do conselho é executá-la antes de 30 de junho deste ano.
A empresa também anunciou o alinhamento do Plano Ajuste, implantado durante os últimos seis meses para a realização de uma economia aproximada de 10 milhões de euros neste ano.