Depois de inaugurar em dezembro do ano passado o serviço que permite o uso do telefone celular para enviar e receber mensagens de texto (SMS) em seus vôos, assim como e-mails através de telefones com acesso a internet, a companhia aérea Air France se prepara agora para lançar o serviço de telefonia móvel em seus vôos na Europa. Por enquanto, o serviço só estará disponível em um de seus aviões, o Airbus A380.
Ainda sem data definida para entrar em operação, o novo serviço permtirá aos passageiros fazer e receber ligações em seus celulares. O serviço está sendo adaptado pela OnAir OnAir, empresa da Airbus fornecedora de aplicações, infra-estrutura e serviços de comunicações para transporte aéreo. A empresa já fechou acordos de roaming com diversas operadoras de telefonia móvel européias.
Por meio do sistema Mobile OnAir, os celulares se conectam a um dispositivo instalado a bordo do avião, que, pelo modem, envia as informações a um satélite, antes de ser transmitidas a uma estação terrestre e dirigidas para a rede da operadora do passageiro. O sistema OnAir é certificado pela Easa, agência européia para a segurança de vôo, e, segundo a empresa, não interfere com os instrumentos de radionavegação do Airbus A380. Ele pode ser utilizado somente em altitude de cruzeiro (3 mil metros, ou 10 mil) e quando o sinal luminoso ?desligue seu telefone? estiver desativado.
Para fazer uma ligação os passageiros precisam simplesmente discar o prefixo internacional (+) ou 00 + código do país + número do telefone (sem o 0). O custo de troca de dados é cobrado pela operadora de telefone do passageiro e é similar ao valor de chamadas internacionais para celulares.
Os clientes a bordo do avião receberão informações por meio de um folheto em seus assentos. A Air France espera também saber a opinião de seus clientes a respeito do novo serviço. Eles poderão preencher um formulário com vinte questões. Ao final dos seis meses de teste, a companhia francesa examinará os comentários feitos pelos clientes para determinar se o serviço será lançado em todos os vôos.
?Nós estamos aproveitando cada oportunidade para oferecer aos clientes as últimas inovações tecnológicas, mas continuamos a levar em conta o conforto e bem-estar dos passageiros, nossa prioridade?, enfatizou Patrick Roux, vice-presidente executivo de marketing da Air France.