A divisão da Hunter Douglas na América Latina escolheu a plataforma Dymamics AX, da Microsoft, para auxiliá-la a enfrentar os desafios inerentes ao ramo de negócio em que atua, o principal deles a volatidade do negócio.
A implementação está sendo feito por etapas pela AlfaPeople, parceira Microsoft. Atualmente, 400 pessoas no Chile e no México usam a plataforma da Microsoft e a implementação está em curso na Argentina. Brasil, Colômbia, Venezuela, Peru e Panamá devem realizar a instalação em seguida.
Até 2016, praticamente toda operação da empresa na região, que conta hoje com cerca de 1.300 colaboradores, vai utilizar o Microsoft Dynamics AX em tarefas relacionadas com o atendimento ao cliente, contabilidade, produção, vendas, operações, logística e inventário.
Fabricante de revestimento para janelas, persianas e forros para residências, a empresa buscava uma ferramenta que lhe permite dar respostas rápidas a situações decorrentes de mudanças nas preferências dos clientes a respeito de cores e outras características do produto.
Outro fator crítico era unificação dos processos, já que a divisão utilizava oito diferentes software de gestão integrada (ERP), um por país. Trabalhar com oito tecnologias diferentes tornava o processo manual, o que atrasava o envio das encomendas para a fábrica e dificultava a entrega dos produtos dentro do prazo prometido.
A demanda era por um software de ERP capaz de apoiar métodos de produção sob encomenda. O custo também foi outro ponto importante, já que outras soluções exigiam um valor alto de consultoria.
“Nosso software de manufatura devia ser um facilitador de negócios e não estava sendo”, comenta Gustavo Mattedi, gerente regional de TI e de operações da Hunter Douglas América Latina. “Tínhamos dificuldade em nos comunicar com outros países, compartilhar relatórios e responder quando os pedidos mudavam, por isso, adotamos o Microsoft Dynamics AX.”