A União Europeia aprovou a compra de US$ 7,5 bilhões da Microsoft para adquirir a ZeniMax Media, empresa controladora da Bethesda Softworks, Doom e Fallout. O negócio da Microsoft foi aprovado pela UE sem restrições, uma vez que "não levanta sérias dúvidas quanto à sua compatibilidade com o mercado comum". A aquisição exigiu a aprovação da UE antes que a Microsoft pudesse finalizar o acordo com a Bethesda e trazer futuros jogos para sua assinatura do Xbox Game Pass.
A Microsoft parece estar planejando manter a Bethesda funcionando separadamente, com sua administração independente para dar ao estúdio total liberdade criativa. Essa abordagem parece ter funcionado para Mojang, LinkedIn e GitHub, que continuaram a funcionar separadamente depois que a Microsoft os adquiriu.
A Microsoft anunciou originalmente seus planos de adquirir a Bethesda em setembro, prometendo honrar os compromissos de exclusividade do PS5 para Deathloop e GhostWire: Tokyo. Jogos como The Elder Scrolls: Online também "continuarão a ter suporte exatamente como antes".
A Microsoft está planejando delinear seus planos para o Xbox ainda este mês. Há rumores de que um evento "futuro dos jogos" acontecerá em 23 de março, e pode ser uma oportunidade para a Microsoft discutir o futuro da Bethesda, xCloud no iOS e seus planos para o Xbox Game Pass.