Nos últimos anos, as oportunidades de melhoria de processos oferecidas pela Transformação Digital no Setor Fiscal, com novas ferramentas, soluções e o grande aumento de fontes de dados internos e externos, têm permitido melhorar o atendimento aos contribuintes jurídicos e físicos, com maior índice de conformidade. Esse maior controle também permite reduzir encargos, cruzando diferentes processos de tributação, evitar multas por atrasos nos pagamentos, entre outros inúmeros benefícios.
Entretanto, a digitalização de todos os processos fiscais também traz desafios internos para as empresas e as áreas financeiras, que precisam responder com mais agilidade a auditorias e questionamentos dos Level-C e dos Conselhos, que exigem operações mais eficientes.
As vantagens da chegada do e-Governo
Segundo a consultoria KPMG, o sistema fiscal brasileiro é um dos mais avançados globalmente em termos de Transformação Digital. Declarações, reportes, autuações, dentre outras ações, já seguem um padrão eletrônico há muitos anos. No âmbito estadual, as notas fiscais eletrônicas e outras obrigações acessórias estão praticamente todas acessíveis no formato digital. As autoridades fiscais utilizam tecnologia para processamento e análise de um grande volume de dados e geram automaticamente suas análises e questionamentos.
Analistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento destacam que a digitalização das informações tributárias no Brasil abriu portas para inovações – que já chegaram ou ainda estão por vir. Do sistema manual para a nuvem, os dados de compras e vendas de bens e serviços que deixaram de ser anotados em planilhas armazenadas em silos, passaram a abastecer bancos de dados poderosos, que resultaram, por exemplo, em compras públicas mais baratas para governos estaduais e municipais.
O caminho para o novo cenário
O caminho para essa Transformação Digital está na automação e digitalização de processos e na integração dos sistemas fiscais ao ERPs das empresas, a sistemas de contabilidade e outros aplicativos transacionais. Essa mudança exige competências mais centradas no apoio ao funcionamento e evolução do sistema fiscal como um todo, exigindo um aumento no número de especialistas tributários, profissionais de TI, entre outros.
Mas a implantação de sistemas e processos feita corretamente e amparada por uma consultoria experiente dará sustentação ao sistema fiscal da sua empresa e garantirá a entrega de todas as obrigações acessórias, no prazo certo e com informações corretas e confiáveis.
Sabemos que esse novo cenário representa um grande desafio para as empresas, mas esse é momento é ideal para que os gestores das áreas de tributos revejam a forma como agregam valor às empresas e ousem implementar mudanças que levem suas áreas para essa nova realidade, cumprindo a legislação relativa ao recolhimento dos impostos, com sistemas que permitam que tudo seja pago dentro da conformidade.
Com a Transformação Digital, serviços e ferramentas eficientes, é possível tornar o Setor Fiscal mais eficiente e transparente.
Adriano Rosa, diretor da Blend IT.