Disposta a fazer frente ao domínio do iTunes, da Apple, no mercado de download de música, principalmente nos mercados emergentes, a Nokia anunciou que passará a oferecer downloads de música gratuitamente para celulares na China, com o lançamento do serviço Comes With Music.
A fabricante finlandesa diz que o início do serviço na China dará um novo impulso à empresa em mercados mundiais de maior crescimento, como o Brasil, Rússia e Indonésia. O próximo país a ganhar o serviço de download gratuito de música da Nokia será a Índia, medida que, segundo a companhia, "adicionará escala e diferenciação significativa em outro mercado crítico".
O Comes With Music chinês vai incluir catálogos das grandes gravadoras mundiais como Universal Music Group, Sony Music Entertainment, Warner Music Group, EMI Music, e uma série de selos independentes locais, incluise o Huayi Brothers Media Group e Centeio Taihe.
A diferença para os outros mercados onde o serviço está disponível é que na China as músicas não serão protegidas por DRM (Digital Rights Management). Ou seja, os usuários poderão copiar os arquivos livremente para outras pessoas. Na Europa e no Brasil, a Nokia utiliza o DRM "PlaysForSure" da Microsoft, configurado para permitir o acesso a músicas em apenas dois aparelhos: o computador e o celular do usuário.
Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a Nokia tem como objetivo ganhar mercado na China, aproveitando o fato de outros serviços de música como iTunes e Rapshody ainda serem pouco populares naquele país. A fabricante não informa se retirará o DRM do serviço em outros países, mas alguns analistas apostam que a fabricante seguirá a mesma estratégia adotada na China quando lançar o Comes With Music na Índia, onde há muita pirataria de conteúdos digitais.
- Estratégia