Google agora é processado por associações de fotógrafos nos EUA

0

Depois de passar por um longo processo de negociações com a Authors Guild, associação de editoras e autores americanos, para chegar a um acordo sobre a digitalização de livros no Google Books, o site de buscas agora enfrenta um processo movido por associações de fotógrafos e artistas gráficos dos Estados Unidos.
Em comunicado, a Sociedade Americana de Fotógrafos de Mídia (ASMP) informa que a ação foi registrada na Corte Distrital do Sul do Estado de Nova York por uma série de organizações do setor, depois que os profissionais da imagem foram excluídos pela Justiça americana como beneficiários do acordo no qual o Google se comprometeu a pagar US$ 125 milhões ao Authors Guild.
O comunicado diz que o Google, "no afã de criar a maior biblioteca virtual do mundo", colocou imagens e fotografias no seu novo serviço sem se preocupar com os direitos autorais dos fotógrafos sem dar os créditos devidos.
De acordo com o diretor executivo da ASMP, Eugene Mopsik, o processo representa um movimento em favor dos direitos dos fotógrafos e artistas gráficos envolvidos nos processos de confecção dos livros, que foram excluídos do acordo envolvendo o Google Books.
Além da ASMP, também são autoras da ação a Associação dos Artistas Gráficos, o Conselho do Arquivo de Fotos da América, a Associação dos Fotógrafos de Natureza Norte-Americanos, os Fotógrafos Profissionais da América e alguns fotógrafos independentes. O documento ainda diz que o processo irá além do Google Books e pretende atingir todas as formas em que o site de buscas infringe os direitos dos profissionais da imagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.