Nokia expande serviço de música para a China

0

Disposta a fazer frente ao domínio do iTunes, da Apple, no mercado de download de música, principalmente nos mercados emergentes, a Nokia anunciou que passará a oferecer downloads de música gratuitamente para celulares na China, com o lançamento do serviço Comes With Music.
A fabricante finlandesa diz que o início do serviço na China dará um novo impulso à empresa em mercados mundiais de maior crescimento, como o Brasil, Rússia e Indonésia. O próximo país a ganhar o serviço de download gratuito de música da Nokia será a Índia, medida que, segundo a companhia, "adicionará escala e diferenciação significativa em outro mercado crítico".
O Comes With Music chinês vai incluir catálogos das grandes gravadoras mundiais como Universal Music Group, Sony Music Entertainment, Warner Music Group, EMI Music, e uma série de selos independentes locais, incluise o Huayi Brothers Media Group e Centeio Taihe.
A diferença para os outros mercados onde o serviço está disponível é que na China as músicas não serão protegidas por DRM (Digital Rights Management). Ou seja, os usuários poderão copiar os arquivos livremente para outras pessoas. Na Europa e no Brasil, a Nokia utiliza o DRM "PlaysForSure" da Microsoft, configurado para permitir o acesso a músicas em apenas dois aparelhos: o computador e o celular do usuário.
Na análise do site Rethink Wireless (www.rethink-wireless.com), a Nokia tem como objetivo ganhar mercado na China, aproveitando o fato de outros serviços de música como iTunes e Rapshody ainda serem pouco populares naquele país. A fabricante não informa se retirará o DRM do serviço em outros países, mas alguns analistas apostam que a fabricante seguirá a mesma estratégia adotada na China quando lançar o Comes With Music na Índia, onde há muita pirataria de conteúdos digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.