A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, 8, que vendeu à Ericsson a Mediaroom, plataforma de IPTV para as operadoras. A conclusão do negócio, cujo valor não foi revelado, está prevista para o segundo semestre. A sede da Mediaroom está situada em Mountain View, na Califórnia, e emprega mais de 400 pessoas em todo o mundo.
De acordo com comunicado divulgado no blog oficial da Microsoft, a Ericsson vai continuar a investir no crescimento e sucesso da Mediaroom para o benefício dos clientes, funcionários e da indústria. O acordo permitirá à Microsoft o comprometimento de 100% de seu foco na estratégia de consumo de TV com o Xbox. "Com a venda de Mediaroom, a Microsoft dedicará todos os recursos de TV para Xbox em uma missão contínua para torná-lo o serviço de entretenimento premium que oferece todos os jogos e entretenimento que os consumidores querem – seja em um console, PC telefone ou tablet", explicou o vice-presidente corporativo de marketing, estratégia e negócios para a área de Interactive Entertainment da Microsoft, Yusuf Mehdi.
Já a Ericsson declarou que a aquisição contribui para uma posição de liderança da companhia, com mais de 40 clientes, servindo mais de 11 milhões de domicílios assinantes. "Além disso, a Ericsson será munida com competência sênior e algumas das pessoas mais talentosas no campo da distribuição IPTV", disse o vice-presidente sênior e chefe de soluções da unidade de suporte aos negócios da Ericsson, Per Borgklintt. A companhia estima que o mercado mundial de IPTV deva atingir 76 milhões de assinantes neste ano, e saltar para 105 milhões em 2015.
O lançamento da Mediaroom ocorreu em 2007 durante a NXTcomm 2007, congresso e exposição do setor de telecomunicações, em Chicago (EUA).