Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Store Automação cria serviço de consultoria para apoiar logística reversa

Store Automação cria serviço de consultoria para apoiar logística reversa

0
Publicidade

Uma consultoria inteligente para os processos de coleta, transporte, manuseio e retroprocessamento de materiais faz parte da oferta da Store Automação para apoiar processos de logísticas reversa e ampliar o seu escopo de atendimento aos clientes do setor.

A abordagem reforça a visão de que a logística reversa deve seguir o mesmo parâmetro de eficácia da logística de distribuição – mensurada nos processos de armazenagem, separação, formação de cargas, expedição e efetivação de entrega.

A diferença, porém, é que a complexidade que cerca uma operação de logística reversa advém da movimentação dos resíduos de pós-venda e pós-consumo, que exigem a contratação de empresas especialistas nos processos.

“O trato de produtos que necessitam de alguma assistência técnica, como serviços de pós-vendas ao cliente, suporte de peças de reposição, embalagem, reaproveitamento, armazenagem e administração de devoluções gera fluxos inversos muito complexos”, explica Wagner Tadeu Rodrigues, presidente da Store Automação.

Segundo ele, para prover as estruturas necessárias para a logística reversa é preciso analisar as características distintas de cada operação. É nesta etapa que a oferta de consultoria de Store Automação agrega valor e formatação aos processos, afirma.

“Desenhamos todo o processo das operações, que incluem a gestão do retorno de restos internos e externos do produto ou do processo produtivo, reciclagem de recursos e operação do fluxo de contenedores e embalagens”, pontua Rodrigues.

Para a execução dos projetos, a companhia utiliza as mesmas ferramentas adotadas nos processos de logística de distribuição: softwares de gestão de armazéns (WMS), de gestão de transporte (TMS) e de fretes embarcador.

“Todos os setores da indústria e comércio estão diretamente envolvidos na cadeia reversa logística dentro das suas obrigações sócioambientais, mas o grande diferencial pode ser atingido na terceirização dos processos com a especialização de transportadoras e operadores logísticos, transformando verticais de processos em serviços especializados”, finaliza Rodrigues.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile