O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira e, apesar dos desafios, representou 24,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do País em 2022. Esse resultado foi impulsionado, em grande parte, pela ampliação do uso de soluções digitais nas operações, que estão levando os negócios a um novo patamar de produtividade. Como um dos grandes interessados pela transformação digital ocorrida no País nos últimos anos, o setor ainda tem um enorme potencial de desenvolvimento tecnológico, especialmente baseado em dados.
Nesse cenário, a implementação de tecnologias avançadas como Inteligência Artificial já é e continuará sendo chave para a evolução do campo nos próximos anos. Chatbots, que são baseados em Inteligência Artificial, já estão fornecendo suporte aos agricultores, ajudando a resolver problemas e a obter informações sobre produtos, insumos e serviços relacionados à sua operação. Esses robôs virtuais já oferecem uma grande oportunidade de crescimento para o mundo dos negócios, proporcionando agilidade e eficiência, ainda que apenas executem tarefas pré-estabelecidas, com comandos pré-definidos. Com a chegada do Chat GPT, será possível dar um grande salto de inovação para apoiar em atividades mais complexas.
O Chat GPT realiza diversas consultas em vários bancos de dados ao mesmo tempo, agrupando uma quantidade imensa de informações, e é capaz de levar resoluções mais assertivas e de forma mais proativa a diversos cenários que se apresentam no cotidiano do setor, que é bastante desafiador. Além disso, por usar processamento de linguagem natural (PLN) para entender o que o usuário diz, gera respostas coerentes e alinhadas com os objetivos de negócio, em uma jornada de constante aprendizagem, por meio do Machine Learning.
A integração entre o chatbot tradicional com o Chat GPT irá permitir uma grande evolução digital para o agronegócio. Essas inovações trabalhando em conjunto irão evoluir o uso da Inteligência Artificial na coleta, processamento e análise da enorme quantidade de dados gerados no campo em tempo real. Dessa forma, será possível melhorar o planejamento e a tomada de decisões na produção agrícola, por exemplo, com informações que podem chegar diretamente à palma da mão dos agricultores, por meio de plataformas como WhatsApp.
Insights importantes, baseados em dados, para uma assertividade maior na gestão da irrigação, aplicação de defensivos agrícolas e otimização do uso de maquinários serão facilitados. Informações sobre a gestão, previsão do tempo e os insumos ideais para cada tipo de cultura passam a chegar de forma automatizada e com comunicação mais fluida para os profissionais. Ainda, a Inteligência Artificial pode analisar, com o apoio de sensores, a qualidade do solo, da água e das plantas, ajudando na determinação do momento correto de colheita. Até mesmo a detecção de pragas nas lavouras para a tomada de medidas imediatas, evitando a contaminação de alimentos, pode ser feita por meio desse ecossistema de comunicação, integrando chatbot, aplicativo de mensageria e Chat GPT, que, inclusive, pode emitir alertas automáticos para os agricultores agilizarem a resolução da ocorrência.
Toda a cadeia de suprimentos e vendas também será beneficiada, com comunicação mais facilitada entre produtores agrícolas e clientes. Um produtor pode facilmente vender seus produtos via chatbot pelo WhatsApp, recebendo seu pagamento pela mesma plataforma. A venda e compra passam a ocorrer a partir de qualquer lugar e horário.
Uma cooperativa de agricultores poderá manter um fluxo de comunicação entre os produtores e compradores para intermediar a transação de acordo com o que um tem para vender e o outro quer comprar. Todas as informações da transação ficam registradas em sistema do chatbot usado, em Nuvem, possibilitando criar históricos sobre o que foi vendido, a quantidade e preço, para uma gestão de estoque mais eficiente. Ainda, esse histórico facilitará a previsão das vendas da próxima safra, com análises feitas também por Inteligência Artificial, o que é fundamental para que o agricultor possa planejar o seu plantio na dimensão correta.
O futuro do agronegócio está intimamente ligado ao uso de novas tecnologias para facilitar e aumentar a produção, atendendo às necessidades globais do setor, inclusive, relacionadas à sustentabilidade, uma vez que os controles realizados através delas mitigam riscos de perdas de alimentos e excesso de uso de defensivos. Indo além da produção, também seguirá fundamental para a comercialização da safra.
A tendência é que o agronegócio, assim como outras cadeias de produção, recorra às soluções multifuncionais integradas que, aliadas às ferramentas já existentes, podem aumentar o aproveitamento dos recursos disponíveis e a lucratividade dos negócios. A utilização de chatbot com níveis mais avançados de Inteligência Artificial, como o Chat GPT, irá melhorar significativamente as operações do agronegócio.
É necessário que os produtores estejam atentos às inovações e acompanhem a evolução digital para aproveitar todos os recursos avançados que ela oferece. Perspectivas surpreendentes ao agronegócio estão no horizonte e são capazes de renovar a forma como o campo funciona. Com a ajuda de soluções digitais, o Brasil tem todas as condições de manter sua posição de destaque no cenário mundial e levar seu agronegócio a patamares de produtividade muito acima ao de outras nações. Sem dúvida, essa é uma ótima notícia para o País e abre novos caminhos de oportunidades.
Sandra Maura, CEO da TOPMIND.