Nos EUA, AT&T testa WiMax, gosta, mas ainda tem restrições

0

Entre os entusiastas do WiMax que participaram da Globalcomm 2006, evento de telecomunicações realizado esta semana nos EUA e que teve um capítulo separado dedicado ao tema, a grande esperança de um futuro garantido para a tecnologia é a AT&T.

É a maior operadora do mundo a desenhar um plano de adoção da tecnologia WiMax (fixo, não móvel).

Segundo Sanford Brown, vice presidente de desenvolvimento de produtos da AT&T, trata-se de uma aposta extremamente promissora e que já está em teste em seis localidades, podendo iniciar as operações comerciais em 21 cidades.

Mas a AT&T ainda não estabeleceu os prazos. Como toda a tecnologia, o WiMax está sendo analisado pela empresa dentro de alguns parâmetros: como ela será introduzida, como se ajustará ao modelo da empresa, como criará valor e qual o seu estágio de desenvolvimento.

Segundo Brown, o WiMax promete muito para grandes distâncias, tem instalação simples e fácil e permite múltiplas aplicações. Tudo isso pesa a favor. Mas ainda estão sendo testados aspectos como eficiência espectral, custo-benefício, interoperabilidade e receptividade junto os consumidores (os testes são tanto com usuários residenciais como corporativos).

Os levantamentos internos da AT&T mostram que entre os usuários de teste, os atributos cobertura e velocidade foram os que mais impressionaram. Os que menos impressionaram foram os custos e a confiabilidade.

A AT&T notou que faz uma diferença considerável no desempenho da tecnologia a densidade da localidade em que o serviço é prestado e detectou um sério problema de latência nas transmissões, acima dos índices das tecnologias concorrentes.

A conclusão, para o caso de ser o WiMax a principal opção de acesso, foi a de que a tecnologia funciona, mas que ainda precisa melhorar em alguns aspectos, ter um caminho de evolução mais claro e melhorar a relação de custo. Como uma tecnologia de acesso complementar, ele perderia para DSL, cabo e outras em vários aspectos, mas ganha na cobertura.

A AT&T, contudo, não testou o WiMax com a possibilidade de mobilidade, e continua apostando nas redes de WCDMA da Cingular, onde é sócia, para este fim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.