Apesar dos sucessivos golpes sofridos pelo padrão de banda larga sem fio WiMax, como o anúncio feito em janeiro passado pela Nokia, dizendo que vai deixar de produzir seu único aparelho com a tecnologia norte-americana, a Intel reafirmou que manterá a política de estímulos para impulsionar o padrão em todo o mundo.
Como parte dessa estratégia, a fabricante de chips anunciou nesta segunda-feira, 8, um investimento de US$ 43 milhões na operadora japonesa de WiMax UQ Communications. O aporte foi realizado por meio da Intel Capital, fundo de investimentos da companhia.
Segundo a Intel, a UQ Communications utilizará a quantia para expandir a rede de serviços WiMax no Japão, com o propósito alcançar uma cobertura de 90% do território daquele país como a tecnologia até 2012.
A Intel também anunciou que o acordo prevê que, por meio de parceria com fabricantes de PCs, fornecerá módulos de acesso ao WiMax sem fio embutidos nos computadores baseados em no seu processador Centrino 2.
Segundo a empresa, os laptops e outros produtos de acesso à internet móvel, que terão módulos de WiMax embarcados, deverão ser lançados em julho no Japão.
- Difusão de padrão