SUS informatiza sistema para reembolso de planos de saúde

0

O ressarcimento de planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) quando seus clientes forem atendidos em hoispitais públicos agora será feito por meio de sistema eletrônico. A informatização foi anunciada na sexta-feira, 5, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e pelo presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos.
O ministro também anunciou a mudança na forma de cobrar o ressarcimento dos planos de saúde que, a partir desta segunda-feira, 8, será feito por um sistema com antecipação do pagamento de dívidas.
De acordo com a lei que regulamenta os planos de saúde, quando o SUS atende clientes dos planos, as operadoras são obrigadas a reembolsar os valores gastos pelo sistema público. A definição do valor do repasse é feita por meio do cruzamento de dados entre informações do SUS e das operadoras de planos de saúde.
Com a informatização dos procedimentos, a ANS espera reduzir o tempo que o dinheiro leva para chegar aos cofres públicos e evitar fraudes. A agência também quer aumentar de R$50 milhões para R$140 milhões o valor dos ressarcimentos repassados anualmente pelos planos de saúde ao SUS.
De acordo com o Ministério da Saúde, a criação do Sistema Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (Sisrel) é uma das metas do chamado PAC da Saúde. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.