Smiles utiliza Automated Machine Learning para ampliar modelos preditivos e gerar insights

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A Smiles , programa de fidelidade da GOL, decidiu investir em análises mais robustas de seus dados para oferecer uma experiência diferenciada aos clientes. Na busca por parceiros dessa área, a companhia conheceu a plataforma de Automated Machine Learning da DataRobot e a escolheu para analisar o grande volume de informações coletadas e definir o que realmente era prioritário na geração de insights estratégicos para a área de relacionamento com o cliente.

"A DataRobot conta com uma ferramenta capaz de democratizar a modelagem e de auxiliar os analistas, mesmo aqueles que não têm formação como cientista de dados. Estamos há mais de dois anos investindo na nossa estrutura de modelo AI-DRIVEN e essa iniciativa será muito importante para avançarmos na nossa estratégia", explica Estela Quiaratto Brandão, gerente de CRM e Analytics da Smiles.

Por meio da inteligência de dados, a Smiles está criando cada vez mais ofertas personalizadas para seus clientes e promovendo a melhor experiência na hora de viajar. "A parceria com a DataRobot vai nos dar mais clareza sobre tendências e comportamentos da jornada dos nossos clientes, permitindo decisões mais rápidas", afirma Estela.

De acordo com Gabriel Lobitsky, VP de Vendas da DataRobot no Brasil, a Smiles preza pela qualidade de atendimento e fidelização. "Por meio da nossa plataforma de Automated Machine Learning e do nosso apoio por meio da área de Customer Success, o cliente regista maior precisão na geração de modelos preditivos que apoiam na oferta de produtos e serviços personalizados".

Com a parceria, a Smiles tem acesso a uma biblioteca com poderosos algoritmos de aprendizado e um ranking de modelos para a resolução de quaisquer problemas ou necessidades em sua operação. A solução ainda permite que usuários criem e implementem IA e Machine Learning de maneira transparente e totalmente automatizada, com uma interface user friendly.

A DataRobot criou sua plataforma em 2013 e, desde então, incorporou mais de 1,4 milhão de horas de inovação em engenharia neste produto. Ao contrário de outras ferramentas que fornecem automação limitada para partes selecionadas do fluxo de trabalho de ciência de dados, a solução contempla todas as etapas necessárias para criar, implementar e manter poderosos aplicativos de IA em escala. "Com predições sobre o comportamento do cliente, fica muito fácil compreender o que ele deseja para fidelizar e aprimorar a relação", complementa Lobitsky.

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