Elster implanta sistema de BI para gerenciar gastos corporativos

0

A Elster, gigante alemã da indústria de medidores de energia, modificou sua forma de trabalho ao conseguir gerar relatórios analíticos precisos e de fácil compreensão para todos os processos da empresa, para que possam acompanhar a evolução financeira de suas despesas. O principal artífice dessa mudança foi a implantação de um sistema de business intelligence da MicroStrategy, que funciona totalmente em ambiente web e por meio da qual os gestores da companhia podem agora fazer o gerenciamento das despesas corporativas de forma rápida.

Implementado pela integradora DBC Company e em operação há apenas três meses, o sistema já gerou resultados tão eficientes que já está em andamento um projeto de expansão para outros departamentos da Elster, como financeiro, estoques e futuramente no RH. ?Acreditamos que haverá ainda mais mudanças na forma de gerir negócios, na medida em que incrementamos a utilização dos indicadores do BI?, afirma Marcos Fernandes Pereira, gerente de TI da Elster.

Hoje, segundo ele, os relatórios gerados pelos indicadores de BI permitem estratificar a movimentação financeira da Elster, desde os pagamentos até as solicitações de compras. Anteriormente, o controle desses gastos era realizado somente ao fim de cada mês e, eram consumidos dois dias para se obter a consolidação dos dados. De acordo com Pereira, a solução de business intelligence proporcionou alterações administrativas importantes, como atualizações diárias e uma economia da ordem de R$ 62 mil, ao longo dos três meses de utilização da solução, proveniente de excedente de despesas em decorrência de um controle pouco eficaz.

A Elster vivencia agora a descoberta de quanto o business intelligence é um aliado na gestão de negócios e busca utilizar os seus benefícios para obter um controle rigoroso de peças de estoque, medida que influencia diretamente nos resultados de negócios da empresa. A empresa, que fabrica uma média de 70 mil medidores de energia por mês, pretende melhorar os indicadores de níveis de peças em estoque, identificando itens de menor giro, comparando compras versus consumo, estoques de segurança e, a partir dessas informações, diminuir o nível de estoque e determinar com precisão o prazo em que o cliente será atendido. Com indicadores corretos, é possível firmar contratos com datas assertivas de entrega do produto.

Outra importante mudança prevista com a utilização do BI é o alinhamento perfeito entre as contas a pagar e a receber. Assim como o projeto de gestão de estoques, essa iniciativa também se encontra em fase final de implementação pela DBC Company e visa gerar uma gestão financeira assertiva da Elster, com processos informatizados na geração de relatórios e indicadores, eliminando as previsões intuitivas. ?Nossa intenção é ter, até o fim do ano, 30 colaboradores utilizando o BI em seu dia-a-dia? explica Pereira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.