Totvs estuda alianças com empresas indianas

0

A Totvs não pretende se instalar fora da América Latina, mas quer aproveitar, mesmo que indiretamente, a experiência em negócios de TI desenvolvida pela Índia. Para tanto, a empresa iniciou conversas com empresas daquele país, com o intuito de trocar experiências e agilizar o desenvolvimento de sistemas,d entro do conceito de software como serviço.

Presidente do Comitê de Tecnologia da Informação, da Câmara de Comércio Brasil-Índia, em Minas Gerais, Henrique Mascarenhas, vice-presidente de inovação e tecnologia da Totvs, diz que o outsourcing praticamente domina as discussões no Comitê, e já abriu oportunidades de o Brasil fazer parcerias com a Índia. "A própria vinda da TCS é uma delas", diz ela.

A Tovs também vem desenvolvendo negociações com empresas indianas, uma delas, ainda embrionária, com a Zenzar ? empresa especializada em desenvolvimento de software, para tentar uma parceria . "Os indianos são muito fortes em terceirização e o Brasil tem um mercado bastante forte. Vemos uma oportunidade de oferta de serviço no Brasil para o Brasil", afirma Mascarenhas.

Quanto a exportação, ele considera que o Brasil ainda está pouco maduro e que os desafio são muito grandes. "Temos muito a aprender para chegar perto dos níveis da Índia. A língua é um entrave grande, e mesmo as certificações, os institutos de desenovimento e pesquisa na Índia também são muito fortes", analisa.

Como oportunidade, ele vê a oferta de software como serviço. "Nossa idéia é aproveitar parcerias interessantes, não na na forma de a Totvs se estabelecer no exterior, mas em outsourcing ou desenvolvimento de software", acrescenta o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.