O Google Workspace, suite de produtividade e colaboração do Google, anunciou hoje novidades voltadas para o modelo híbrido de trabalho. Dentre os principais anúncios está o Spaces disponível para o público geral. A ferramenta irá substituir o Rooms como meio de bate-papo em grupo no Chat e trará conceitos ainda mais avançados de colaboração em grupo.
O Spaces – ou Espaços, em português – permitirá a divisão da conversa em tópicos, para que os assuntos mais relevantes não se percam em meio a outras informações e para que pessoas possam se envolver com os temas, compartilhar conhecimentos e ideias, levar projetos adiante e construir comunidades e cultura de equipe. Além disso, o Spaces também permite que os usuários vejam todo o histórico, contexto e conteúdo das conversas, bem como arquivos e tarefas relevantes. Assim, qualquer pessoa pode acompanhar e contribuir a qualquer momento com uma base de conhecimento comum.
Outra novidade do pacote de updates do Google Workspace é o modo Companion, do Google Meet, que chega em novembro para todos os usuários. Trata-se de um modo de visualização e interação focado em colaboradores conectados em diferentes ambientes (escritório, home office ou anywhere office) e participando das mesmas chamadas de vídeo e apresentações. Usuários presentes em salas de escritório equipadas com ferramentas próprias para reunião (como câmera e microfone) poderão entrar nas chamadas a partir de seus celulares sem criar ruídos ou ecos. Ou seja, uma pessoa pode se conectar à mesma chamada através de dois dispositivos diferentes, e utilizá-los de formas distintas para colaborar e interagir com seus colegas.
Já na Google Agenda, pensando no retorno gradual aos escritórios em modelo híbrido, o Google Workspace passa a disponibilizar aos colaboradores a opção de indicar seu local de trabalho a cada dia, para incorporar cada vez mais a transição de modelo de trabalho no cotidiano das pessoas.
Por fim, também será possível utilizar a interação entre Google Meet e Gmail para "ligar" para uma pessoa em seu celular, uma maneira diferente de se comunicar que vai além do compartilhamento de links de reunião.