Um exemplo concreto de como as tecnologias de RPA estão sendo implementadas no "mundo real" foi o que os executivos da Telefônica/Vivo apresentaram no segundo painel do evento RPA – Robotic Summit, promovido pela TI Inside, na última segunda-feira,7.
Ricardo Roque, gerente de estrategia de Transformação Digital da Telefónica/Vivo, juntamente com José Miguel Soffredi, Digital & Innovation Manager – RPA da Vivo e Bruno Penha, gerente de Automação de Processos – Transformação Digital da Telefônica, mostraram que apesar de atividades complexas a empresa conseguiu integrar o RPA à sua operação, transformando seus processos em melhoria de qualidade no atendimento às demandas dos clientes, com redução de custos.
Segundo os especialistas da empresa usaram princípios de 6 Sigma e Design Thinking, que foram aplicados como estratégias para se alcançar a automação desejada nos processos, assim como etapas fundamentais para entender por onde começar e quais as melhores frentes para se iniciar esta automação.
Conforme explicaram os especialistas, houve um grande mapeamento dos processos, seguido da identificação dos principais desafios quanto aos ambientes de projetos simples e posteriormente de projetos complexos.
Com a identificação das áreas, houve na sequência a adoção das tecnologias de RPA como bots, inteligência artificial entre outras, sempre com a garantia da sustentabilidade do projeto e segurança, fundamental para o negócio da empresa