Está em curso no México um projeto que pretende levar conexão banda larga sem custos para toda a população. Batizado de México Conectado, o programa começou a ser instalado em 2015 e hoje conta com 100 mil sites instalados, que oferecem conexão em todo o país, principalmente em escolas, postos de saúde, bibliotecas, centros comunitários, parques e repartições públicas.
O México Conectado é um programa do governo que contribui para garantir o direito constitucional de acesso à Internet de banda e, com isso na diminuição da distância digital entre os mexicanos. O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) e implementado através da Coordenação da Sociedade da Informação e do Conhecimento (CSIC).
A Cisco México desenvolveu a Plataforma de Análise de Digitalização de País (CDAP – Plataforma de Analíticos sobre a Digitalização do País), uma Plataforma para o Programa de México Conectado da Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) para obter dados analíticos sobre o uso e aproveitamento dos recursos, além de coletar informações sobre brutas sobre o progresso do programa.
Uma das características mais relevantes que CDAP é a possibilidade de oferecer às autoridades responsáveis pelo México Conectado capacidade de correlacionar o uso da conectividade com índices sociais, de pobreza, geográficos e de governo para criar relatórios específicos e que deem suporte à políticas públicas.
Futuro
A meta do programa é chegar a 120 mil sites, número que, segundo o coordenador da Sociedade da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Comunicações e Transporte (SCT), Javier Lizárraga, exigirá investimento de 600 milhões de pesos adicionais para o exercício 2018.
No terceiro dia de atividades da Cisco Live Cancún 2017, Lizárraga comentou que o "México Conectado" tem um orçamento de 480 milhões de pesos para operar o próximo ano. "O compromisso que temos com o orçamento até agora é continuar com os 101 mil sites até a aprovação do orçamento adicional".
Se necessário mil 600 milhões de pesos (para além dos 480 milhões de pesos aprovados) para alcançar o metrô de chegar a 120 mil sites conectados em todo o país, precisó em conferência de imprensa.
A operação dos 101 mil sites de conectividade de México Conectado (que operam com tecnologia Cisco) tem um custo de cerca de 200 milhões de pesos por mês, quase todo o orçamento anual.
*a jornalista viajou à Cancún a convite da Cisco do Brasil,