A inteligência artificial potencializa as tomadas de decisão no varejo

0

Nos últimos anos, o varejo tem observado uma série de mudanças decorrentes da implementação da inteligência artificial (IA) em atividades e funções operacionais. Tanto é que, segundo a pesquisa Worldwide Future of Operations Survey, da IDC, 48% dos entrevistados afirmam que ferramentas de IA são importantes para extrair novos e valiosos insights operacionais. O uso dessa tecnologia contribui para tornar o setor mais competitivo, colaborativo e rentável, com crescimento no número de vendas e aumento na margem de toda a cadeia do negócio.

Em linha com os aspectos econômicos, o emprego desses recursos também vem gerando impacto na maneira como os profissionais do varejo executam suas funções. Nesta combinação, a tecnologia aumenta a capacidade produtiva dos profissionais por meio do suporte, do processamento de dados e da geração de insights de forma mais rápida.

Exemplo desta sinergia está presente nas áreas de precificação dos estabelecimentos, nas quais os profissionais estão usando a IA para analisar um grande volume de dados de mercado, histórico de vendas e comportamento do consumidor, o que contribui para acelerar a adaptação e reestruturação de estratégias de pricing dos produtos.

De acordo com dados da Predify, cerca de 40% dos produtos no setor varejista demandam avaliações semanais de preços, podendo até mesmo exigir, em certos casos, revisões diárias. Além disso, é possível ajustar os preços várias vezes ao longo do mesmo dia no varejo online, o que é observado especialmente em produtos sensíveis a flutuações nas condições externas.

A tomada de decisão dos empreendedores também é impactada positivamente por essas mudanças. A IA permite que os varejistas coletem e analisem informações para criar experiências personalizadas aos seus clientes e gerar previsões de demanda futura baseadas em tendências sazonais, eventos externos e até mesmo condições climáticas. A tecnologia é empregada em sistemas especializados que ajudam a detectar suspeitas de fraude e prevenir perdas financeiras.

Com base em toda essa percepção, é importante destacar que o avanço no uso dessas soluções tende a aprimorar as atividades executadas pelos computadores, mas as decisões cruciais e a gestão de exceção continuam sendo executadas por profissionais qualificados. Ainda que algumas funções possam ser automatizadas, o desenvolvimento da IA irá abrir portas para cargos fundamentais dentro das operações, como analista, cientista de dados e estrategista de precificação.

Quando olhamos, por fim, o cenário brasileiro, observamos progressos na viabilização da sinergia entre inteligência artificial e qualificação profissional. Algumas empresas já estão utilizando a IA para automatizar tarefas repetitivas e liberar os profissionais para atividades mais estratégicas. No entanto, ainda há desafios a serem superados, como a falta de mão de obra qualificada e a resistência à mudança.

A tecnologia evolui com profunda rapidez e exige que a capacitação e o treinamento para esses profissionais sejam encarados como um investimento crucial e valioso para o negócio. Nesse contexto, a colaboração entre empresas, startups e instituições de pesquisa pode e deve ser incentivada, de forma a estreitar laços e intensificar ainda mais esse marco na relação entre varejistas e clientes em todo o mundo.

Felipe Guerra Abreu, diretor executivo de Estratégia e Produto da Neogrid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.