Com o objetivo de padronizar suas ferramentas de comunicação eletrônica, a CTEEP apostou em um projeto de TI que permitiu o alinhamento na troca de informações com o mercado e com as unidades do próprio grupo. O novo planejamento visava a unificação dos serviços, tanto na unidade colombiana quanto na brasileira, e para isso a Service IT Solutions realizou a migração das caixas de e-mail de 1.300 funcionários.
Eles mudaram do software Lotus Notes para o Microsoft Exchange Server 2003. Já as contas dos usuários da CTEEP foram removidas do software Novell e direcionadas para o Active Directory por meio do Quest NDS Migrator. O projeto levou quatro meses para ser finalizado, sendo que metade deste tempo foi utilizado para o planejamento da migração e a preparação do ambiente para concluir a operação com sucesso. A ferramenta Quest na plataforma da Microsoft permite a migração de sistemas com um impacto mínimo para o colaborador da empresa, sem interrupção nas suas atividades.
Já para o funcionamento do novo domínio, a SERVICE IT Solutions instalou dois servidores Windows Server 2003 Enterprise como Controladores do Domínio e também o Exchange Server 2003 em cluster para permitir uma maior redundância do serviço.
A padronização facilitou as transações gerando maior produtividade no trabalho das equipes, simplificação no gerenciamento do ambiente e na integração entre as unidades da companhia e a controladoria do Grupo ISA.
"O alinhamento internacional das empresas do grupo é muito importante e a migração do software nos permitirá esta padronização, ampliando as facilidades internas e externas para todos os colaboradores da companhia. Também há a possibilidade de compartilhamento de informações com a nova plataforma", afirma Matheus Araújo, gerente do departamento de Tecnologia da Informação da CTEEP.