A Rakuten liderou uma rodada de investimentos de US$ 530 milhões na Lyft, maior rival do Uber nos Estados Unidos, no início deste ano. A revelação foi feita pelo CEO da empresa japonesa de e-commerce, Hiroshi Mikitani, durante a abertura da conferência Ignition do site Business Insider, nesta terça-feira, 8, em Nova York.
Mikitani explicou para multidão que lotava o Time Warner Center por que escolheu o Lyft em vez do Uber. "Passou-se a oportunidade de investir no Uber e me arrependi. Travis [Kalanick] é um dos meus melhores amigos, mas eu perdi as primeiras rodadas", disse ele, rindo. "Eu deveria ter investido no Uber, mas eu perdi."
Em seguida, mais sério, Mikitani, disse que acabou investindo no Lyft porque ele é "mais social, partilha mais verdadeiramente o transporte". "Os fundadores são verdadeiros empresários."
Em setembro, o Lyft anunciou uma parceria com a maior empresa do mesmo ramo na China, a Didi Kuaidi, para que cada companhia sirva os clientes da outra e ambas se alinhem contra o Uber. A partir início do próximo ano, usuários dos aplicativos de transporte individual poderão pagar com sua moeda nativa para evitar ter de pagar em uma moeda estrangeira, dependendo de onde ele esteja. Um americano em visita a China, por exemplo, poderá acessar o app Lyft para pedir um carro do Didi e depois pagar a corrida em dólar.
Além disso, na semana passada, as duas empresas anunciaram uma parceria com a Ola, da Índia, e a GrabTaxi, de Cingapura, como parte da estratégia de expansão para mais países. "Eu senti que nós estamos muito confortáveis com a cultura corporativa [da Lyft]", disse Mikitani no Ignition.