Em um Brasil desigual, governo digital tem de servir para todos

0

Se é possível identificar avanços na digitalização dos serviços públicos, também é inevitável reconhecer que a desigualdade voltou a crescer no Brasil. E isso exige uma abordagem inteligente no processo de transformação digital que incorpore a simplicidade como elemento básico.

O alerta é do cientista, professor e empreendedor Silvio Meira, ao discutir a transformação digital do Estado no 5×5 Tec Summit, nesta segunda-feira, 07/12. "O desafio é imenso. Um país da dimensão, da complexidade, e principalmente da desigualdade do Brasil, que não dá sinal de diminuir, pelo contrário, está aumentando, a gente vai ter que ser muito competente para desenhar avanços estruturais nos serviços públicos que sejam realmente inclusivos.

Em especial, apontou, as soluções devem levar em conta que a conectividade ainda tem lacunas significativas. "Uma coisa básica para a gente fazer é imaginar que omnicanalidade também vale para o Estado. Deveria ser tão simples e fácil eu que não tenho acesso ao digital fazer uma coisa física, a menos que a gente garanta uma universalidade do acesso. E isso significa mais de 99%", destacou.

"Vamos imaginar o PIX, que pode ser o começo da escadaria para eliminar dinheiro físico. Mas se for, é preciso que todo mundo consiga ter acesso aos benefícios do PIX, de qualquer lugar, o tempo todo, a partir de qualquer dispositivo. E esse dispositivo pode muito bem ser só um QR Code em um pedaço de papel. Portanto uma omnicanalidade que é só um troço em papel, que uso para receber dinheiro de alguém, para tomar um café, para pagar um lanche. Não é difícil fazer. É muito mais fácil que garantir que todo mundo tenha um smartphone."

Para Silvio Meira, "têm formas de pensar e vetores de tomada de decisão que envolvem, se a gente vai ter algo que passa por um aplicativo, desenhar um aplicativo que caiba em 4 MB, em 3 MB, para partir do princípio que todo mundo vai usar. Envolve desenhar coisas que demanda pequenos fluxos de dado, em baixa velocidade, para todo mundo ter acesso. Isso é engenharia digital". Redação: Equipe 5×5 Tec Summit.

O 5×5 TecSummit vai até o dia 11 de dezembro, com discussões sobre as verticais Energia, Finanças e Entretenimento. Assistam. Inscrevam-se gratuitamente em www.5x5tecsummit.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.