5 dicas que você precisa saber para criar um app de sucesso ou SaaS

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Depois de algumas tentativas de inicialização, meus parceiros de negócios e eu lançamos a Desygner em janeiro de 2016, um editor gráfico de design online desenvolvido para que tanto profissionais da área quanto leigos consigam facilmente criar os seus projetos. A partir do momento em que lançamos o produto mínimo viável (MVP), sabíamos que a tração e o ajuste ao mercado estavam lá, então só precisávamos trabalhar para torná-lo em um produto estrela.

Fizemos isso contratando líderes tecnológicos importantes para nos ajudar a construir a solução. Em seguida, desenvolvemos pontos-chave de diferenciação entre as ferramentas que já estavam no mercado e as nossas (como o recurso de importação de PDF, restrições de marca e poderosos aplicativos iOS e Android). Por último, adicionamos monetização à plataforma para investir na construção de um produto ainda melhor.

Atualmente, temos 20 milhões de usuários e 60 mil assinantes comerciais do mundo todo em nossa plataforma e, para construir uma comunidade desta proporção, passamos por três etapas muito importantes. Uma delas foi calcular o nosso tempo de chegada ao mercado, ou seja, fizemos uma pesquisa para determinar se as pessoas e as empresas estavam mesmo procurando por nossa solução. Também percebemos que não podíamos ignorar os dispositivos móveis, então criamos a primeira ferramenta de design multiplataforma do mundo.

Outra etapa importante foi usar uma abordagem multicanal para divulgar — incluindo SEO e ASO (otimização de pesquisa de aplicativos) — depoimentos de blogueiros e de clientes corporativos pioneiros, para que pudéssemos fornecer um feedback qualificado e obter um campo de testes que nos tornasse melhores. Sem muito orçamento de marketing, nos concentramos em otimizar o site o máximo possível para pesquisa, ao mesmo tempo em que publicamos conteúdo on-demand na web e usamos fóruns como Quora e Product Hunt para informar as pessoas sobre a Desygner.

Outro passo que demos foi internacionalizar o quanto antes a nossa solução. Nós a lançamos a um público internacional antes mesmo de estar 100% pronta e com isso chegamos rapidamente em mercados maiores. Traduzimos para vários idiomas nosso site e aplicativos desde o início e fomos a primeira opção de design online no Brasil, México e na Rússia. Com base nessa experiência, foi possível para nós determinarmos cinco coisas importantes que se deve saber para criar um aplicativo ou SaaS de sucesso:

Saber quando abandonar uma má ideia

Lançamos outro produto antes de lançar a Desygner, só que precisei ficar pressionando meus amigos para experimentá-lo, já que não estavam engajados por conta própria. Portanto, se o aplicativo ou solução SaaS que você está oferecendo não recebe nenhum interesse das pessoas, nenhuma quantidade de marketing fará com que funcione.

Quanto mais cedo você conseguir clientes ou usuários, melhor

Pode ser desconfortável vender ou lançar a sua solução de cara, mas optamos por fazer isso o mais cedo possível com Desygner. Uma vez que tínhamos usuários e clientes, passamos a ter mais responsabilidade com nossa equipe. Pudemos ver a necessidade do mercado e ajudar pessoas reais a resolver problemas de design.

O sucesso e o tráfego da web aumentam com o tempo

Construir sucesso no online leva tempo e esforço, mas é acumulativo. Quanto mais downloads tínhamos das lojas de aplicativos, mais o nosso aplicativo era exibido na parte superior da barra de pesquisa, o que gerava mais downloads. Quanto mais o nosso site era encontrado no Google, mais pessoas o utilizavam e se vinculavam a ele, o que gerava mais resultados de pesquisa no Google. Ao se tratar de comercializar uma solução com orçamentos menores, opte por estratégias duradouras que continuem valendo a pena ao longo do tempo. Não tínhamos um grande orçamento de marketing, então investimos mais em conteúdo e SEO do que em mídia social e funcionou.

Você não precisa estar sozinho no mercado

Não é necessário fazer algo que nunca fizeram antes caso você esteja lidando com um grande mercado. Sempre tivemos competidores que possuem muito mais dinheiro do que nós, mas isso não nos impediu de continuar no jogo. O importante é encontrar pontos nos quais você possa se diferenciar dentro do panorama.

Contratação e desenvolvimento de equipe

Sua equipe é tudo. Éramos um grupo de 5 pessoas com conjuntos de habilidades complementares. À medida que começamos a contratar mais pessoas, nunca paramos de buscar quem pudesse fazer aquilo que não éramos capazes.

Mariana Aguiar, fundadora e diretora de produtos da Desygner, plataforma global de design criativo com mais de 20 milhões de usuários.

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