Na tentativa de recuperar o mercado perdido no segmento de smartphones, a Palm anunciou na sexta-feira, 9, na Consumer Electronic Show (CES 2009), que terminou neste domingo, 11, em Las Vegas (EUA), o lançamento do Pre, celular touch screen que chega para competir diretamente com o iPhone, da Apple. Para tal, a fabricante também reformulou o seu sistema operacional, o Palm Web OS, com o intuito de deixá-lo mais amigável ao usuário.
O Pre, na verdade, é uma tentativa da Palm de encontrar um sucessor para o Treo, aparelho de maior sucesso da empresa e responsável por grande parte dos lucros durante anos.
Assim como a Apple fez com o iPhone, a Palm fechou uma parceria exclusiva com a operadora americana Sprint Nextel para a venda do aparelho. "O Pre nos permitirá voltar ao jogo", afirmou Jonathan J. Rubinstein, presidente-executivo da Palm.
Mas o caminho para recuperar o mercado de smartphones não será nada fácil para a empresa. Além do iPhone, a Palm terá de concorrer com o G1, da HTC e Google, e com os smartphones da Nokia, que inclusive já lançou o N97, que também é touch screen, e o BlackBerry.
Após o lançamento do Pre, as ações da Palm saltaram de US$ 1,62 para US$ 6,07, crescimento de 36%, no pregão de sexta-feira da bolsa eletrônica Nasdaq.
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