As remessas de PCs na Europa totalizaram 16,3 milhões de unidades no quarto trimestre do ano passado, o que representa uma queda de 16% na comparação com igual período de 2010, segundo estudo do Gartner. Este foi o quarto trimestre consecutivo de declínio nas vendas de PCs no mercado europeu. Durante todo o ano de 2011, foram embarcadas 58,5 milhões de computadores pessoais no continente.
De acordo com o levantamento do instituto de pesquisas, a HP manteve-se na liderança do mercado europeu de PCs — exceto na Alemanha, onde ficou na terceira posição no ranling — com 3,6 milhões de unidades vendidas, o que representa uma participação de mercado de 22,2%. Na Europa como um todo, a fabricante aumentou sua liderança sobre a Acer, que ocupa o segundo lugar, com a remessa de 2,1 milhões de PCs e 13,4% de market share. As duas empresas, no entanto, apresentaram queda na comparação trimestral anual: de 15,7% e 46,1%, respectivamente.
A fabricante taiwanesa Asus ficou em terceiro lugar no ranking com 1,8 milhão de unidades embarcadas e participação de mercado de 11,5%, seguida pela Dell com 1,7 milhão de PCs e quota de mercado de 10,5%, e a Lenovo, que vendeu 1,4 milhão de máquinas, alcançando 8,7% de market share.
Segundo o analista do Gartner, Meike Escherich, apesar dos preços e promoções especiais para PCs, a atenção dos consumidores foi atraída para a compra de outros dispositivos como smatphones e tablets. “As remessas de PCs para o segmento corporativo caíram 13,5%, enquanto para o segmento de consumo a queda foi maior, de 18%”, apontou.
A pesquisa ainda revelou que os mercados de PCs da Itália, Grécia, Portugal e Espanha foram os mais atingidos, com um decréscimo de 30% na demanda, ano sobre ano.