Vendas de PCs na Europa caem pelo quarto trimestre consecutivo

0

As remessas de PCs na Europa totalizaram 16,3 milhões de unidades no quarto trimestre do ano passado, o que representa uma queda de 16% na comparação com igual período de 2010, segundo estudo do Gartner. Este foi o quarto trimestre consecutivo de declínio nas vendas de PCs no mercado europeu. Durante todo o ano de 2011, foram embarcadas 58,5 milhões de computadores pessoais no continente.

De acordo com o levantamento do instituto de pesquisas, a HP manteve-se na liderança do mercado europeu de PCs — exceto na Alemanha, onde ficou na terceira posição  no ranling — com 3,6 milhões de unidades vendidas, o que representa uma participação de mercado de 22,2%. Na Europa como um todo, a fabricante aumentou sua liderança sobre a Acer, que ocupa o segundo lugar, com a remessa de 2,1 milhões de PCs e 13,4% de market share. As duas empresas, no entanto, apresentaram queda na comparação trimestral anual: de 15,7% e 46,1%, respectivamente.

A fabricante taiwanesa Asus ficou em terceiro lugar no ranking com 1,8 milhão de unidades embarcadas e participação de mercado de 11,5%, seguida pela Dell com 1,7 milhão de PCs e quota de mercado de 10,5%,  e a Lenovo, que vendeu 1,4 milhão de máquinas, alcançando 8,7% de market share.

Segundo o analista do Gartner, Meike Escherich, apesar dos preços e promoções especiais para PCs, a atenção dos consumidores foi atraída para a compra de outros dispositivos como smatphones e tablets. “As remessas de PCs para o segmento corporativo caíram 13,5%, enquanto para o segmento de consumo a queda foi maior, de 18%”, apontou.

A pesquisa ainda revelou que os mercados de PCs da Itália, Grécia, Portugal e Espanha foram os mais atingidos, com um decréscimo de 30% na demanda, ano sobre ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.