SumUp aumenta produtividade de atendentes em até 35% com adoção de solução de Contact Center na Nuvem

0

Andar com dinheiro trocado é cada dia mais raro. Aceitar cartão de crédito ou débito passou de opcional a essencial para os empreendedores, independentemente de seu porte. Quem nunca viu um vendedor ambulante com uma maquininha? Para isso, nem o custo operacional, nem o processamento deste meio de pagamento podem ser empecilhos a quem precisa vender. Foi diante deste cenário que a SumUp passou a ser a fintech líder em pagamentos móveis na Europa e está em franco crescimento no Brasil.

O objetivo da SumUp é que os pagamentos sejam tão simples e intuitivos que as pessoas mal percebam quando realizarem uma transação. Para que isso seja possível, há uma grande operação estruturada que vai desde os mais sofisticados sistemas de processamento, até o pós-vendas, passando evidentemente por uma equipe de atendimento com o foco na experiência do usuário quando ele possuir alguma dificuldade ou algum problema operacional.

Necessidade e implementação

Para melhor atender a esta área e, consequentemente, seus clientes, a SumUp buscava uma solução de Contact Center integrada com o CRM visando melhorar a performance dos operadores, e encontrou em março de 2018 na Nuveto, empresa brasileira de soluções em nuvem para as áreas de atendimento ao cliente, a parceira ideal para o projeto. A Nuveto é representante exclusiva no País da Five9, uma das líderes globais de Contact Center as a Service (CCaaS), solução adotada pela SumUp.

A implementação ocorreu de maneira tranquila, porém houve um atraso não planejado durante o processo, pois "havia um gargalo na operadora de telefonia que limitava a quantidade de ligações que recebíamos e, a partir do momento em que a solução da Nuveto passou a rodar, tivemos um ganho de gestão na operação, o que tornou possível o diagnóstico desta limitação na operadora", explica Matheus Mello, senior growth analyst da SumUp.

Houve um aumento de cerca de 40% no volume de chamadas, que só foi possível descobrir com a utilização de uma solução com maior robustez e sem as mesmas limitações tecnológicas da solução anterior. Ainda assim, o nível de serviço proporcionado pelo atendimento se manteve elevado, demonstrando que o aumento na demanda estava em equilíbrio com o aumento na performance das interações.

"Assim, em um primeiro momento tivemos que concentrar nossos esforços para resolver este aumento da demanda. Do momento em que fechamos o contrato até a solução estar rodando perfeitamente com todas as melhorias implementadas, passaram-se apenas sete meses e chegamos a 35% de aumento de produtividade", explica Matheus Mello, Senior Growth Analyst da SumUp.

Esta dificuldade foi o momento mais complexo da implementação, pois envolvia a empresa de telefonia, a Nuveto e a SumUp, tanto o time do Brasil quanto a equipe de tecnologia que fica na Alemanha. "Foram várias reuniões em três fusos horários distintos para a entrega do projeto. Além disso, o projeto de atendimento via WhatsApp, por ser pioneiro e poucas empresas disponibilizarem esta funcionalidade, demandou a atenção de muitas pessoas para realizar as integrações da melhor forma possível", pontua Mello.

Benefícios

A implementação de uma solução de Contact Center integrada ao CRM era a maior necessidade da SumUp. Hoje, a URA passou a ser conectada ao CRM, o que significa que é possível consultar informações de contexto do cliente e oferecer autosserviços antes mesmo de um atendente ser conectado.

O percentual de problemas resolvidos automaticamente pela URA atualmente é de 15%, o que significa que estas ligações não chegam a "ocupar" um atendente que pode resolver outra demanda. Além disso, com a solução da Nuveto, 20% do atendimento dos casos não resolvidos pela URA é direcionado para o WhatsApp (com o consentimento do cliente), que é um canal muito mais produtivo, uma vez que o operador pode atender até três vezes mais solicitações. Hoje, podemos dizer que o investimento já se pagou diante dos benefícios operacionais que as soluções Nuveto nos trouxeram", explica Mello.

Expansão da parceria

Durante o processo de implementação no Brasil, houve a necessidade de expandir a parceria com a Nuveto para atender as unidades Sumup do Chile e dos Estados Unidos. A solução em nuvem permitiu que a expansão fosse realizada de maneira simples, sem a necessidade de deslocamentos de equipe SumUp para provisionamento de softwares e hardwares.

"Com nossa solução não houve a necessidade de deslocamentos. A contratação foi feita e a implementação foi guiada a partir do Brasil, com treinamentos feitos a distância", afirma Palermo.

Além disso, ainda durante a fase de implementação, a SumUp adquiriu outra solução da Nuveto: a WhenDu. "Surgiu como uma necessidade para contemplar um dashboard com os dados das ligações que recebemos de maneira organizada, o que nos possibilita tomar algumas decisões estratégicas para atender melhor nossos usuários", finaliza Mello.

Diante do sucesso obtido na parceria, as empresas estudam o melhor momento para a aquisição de novas tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.