O Grupo Oswaldo Cruz, instituição de ensino superior, optou pelo outsourcing de impressão, para reduzir os custos de impressão e os gastos com a atualização do parque de equipamentos. A Universidade, que contratou há um ano o serviço da Tecnoset, tem um volume de 150 mil impressões por mês.
Pedro Silva, superintendente de TI do Grupo Oswaldo Cruz, explica que antes de migrar para a terceirização de impressão, a faculdade gastava em média R$ 24 mil por mês entre manutenção das impressoras e periféricos (papel e cartuchos de tinta). Após o outsourcing, o custo caiu para R$ 17 mil.
?O nosso parque de impressão estava desatualizado. Tínhamos gastos excessivos e chegamos a pensar em trocar todos os equipamentos. Após descobrimos o outsourcing de impressão, percebemos que o custo/ benefício de terceirizar pendia ao nosso favor?, destaca.
O grupo que contava com 100 impressoras hoje possui 26 novos equipamentos da Lexmark para todos os seus departamentos, inclusive o pedagógico, que imprime 70 mil folhas por mês. Silva afirma que a instituição não teve investimento inicial e a Tecnoset após desenhar todo o projeto técnico da faculdade realizou seminários educativos para o colaboradores da Oswaldo Cruz.
?Todos foram conscientizados de que outsourcing era a melhor solução. Notamos que houve aumento de satisfação dos clientes internos, uma vez que os equipamentos são mais rápidos que os anteriores e a qualidade final da impressão melhorou?, enfatiza Silva.
Além do fornecimento das máquinas, o serviço engloba consumíveis, manutenção onsite, bilhetagem (contabilização das impressões por departamento e/ou usuário) e relatórios customizados. ?Pagamos um valor por página impressa que varia, em escalas, conforme o volume apurado mensalmente?, explica Silva.