Este é certamente um dos temas mais abordados nos últimos anos. Inúmeros congressos, artigos e debates sobre o mesmo estão constantemente em curso. Embora o tema seja antigo e muito debatido, a terceirização ainda é, muitas vezes, encarada como uma decisão difícil para as empresas, principalmente quando a sua abordagem é feita por empresas de porte médio e pequeno.
A primeira dúvida que tenho visto com muita freqüência em minha trajetória profissional é o que terceirizar. Outro ponto muito importante nesta decisão é quando terceirizar.
Eu particularmente acredito que um processo de terceirização deve se dar quando podemos definir claramente o que desejamos e como pretendemos gerenciar os resultados esperados. Não acredito que terceirizar seja o caminho, quando não podemos definir o que desejamos e, nesse caso, entendo que é um grande fator de risco e possível insucesso da decisão.
Sendo assim, acredito que a terceirização é uma decisão importante e deve ser tomada com muita maturidade pelas empresas, pois ela deve ser encarada não como uma escolha operacional e sim como uma decisão estratégica da empresa.
Um processo de terceirização bem tomado, com métricas bem estabelecidas, processos bem definidos e com a empresa certa, são fatores de sucesso na minha visão, pois permitem a área de tecnologia da empresa dedicar mais tempo junto as áreas de negócios da companhia e exercer um papel que é esperado da mesma, ou seja, atuar internamente como consultor de negócios viabilizando os mesmos sempre com maior velocidade, eficácia, dentro dos melhores custos possíveis e com a qualidade desejada.
Resumindo, em minha opinião, a terceirização é importante e necessária a todas as empresas, pois podemos utilizar do conhecimento técnico de empresas focadas em determinados nichos e com custos competitivos, desde que saibamos exatamente o que desejamos e como devemos contratar os serviços desejados. Assim, podemos nos dedicar a uma função estratégica dentro das nossas companhias elevando a área de tecnologia para uma visão de geração de negócios e, consequentemente, possibilitando as nossas empresas o crescimento sustentável através do uso mais eficiente e eficaz da tecnologia.
Finalmente, caso você não saiba o que deseja ou como fazer, não caia no erro de terceirizar, pois certamente receberá aquilo que não deseja e os resultados deste processo podem ser danosos para você e sua empresa.
Marcelo Prauchner Duarte é Especialista em Tecnologia e atualmente atua como Gerente de Telecom e Segurança da Informação do Carrefour.