A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza nesta próxima quarta-feira, 11, audiência pública para discutir as novas regras de privacidade do Google – em vigor desde 1° de março – e seus impactos. A iniciativa é dos deputados Paulo Pimenta (PT-RS) e Eli Correa Filho (DEM-SP).
De acordo com Pimenta, a nova política do Google, a qual permite que o site relacione todas as informações que os usuários fornecem a diferentes serviços da empresa, não significa o oferecimento de uma melhor seleção de buscas, conforme alega a empresa. “Segundo especialistas, o que o Google pretende, na verdade, é obter o máximo de informações para repassar aos seus anunciantes, gerando maior lucro com base na exploração das preferências de cada pessoa, ao acessar a internet”, afirma.
O deputado pretende avaliar também se os termos de serviço contrariam o Código de Defesa do Consumidor. Segundo Pimenta, são proibidas ações judiciais de usuários contra a companhia fora da Califórnia, nos Estados Unidos, onde fica localizada a sua sede.
Vale lembrar que, recentemente, as mudanças feitas em 60 tipos de produtos e serviços do Google também foram alvo de questionamentos por parte de autoridades europeias e congressistas dos Estados Unidos. Com informações da Agência Câmara.