O Twitter anunciou que entrou com uma ação na Justiça de São Francisco, nos Estados Unidos, contra cinco empresas que estariam por trás da maior parte dos spams que aparecem no microblog. Na verdade, trata-se de companhias que constroem ferramentas projetadas para distribuir spam no Twitter e em toda a web, conforme explica o site de relacionamento, em comunicado.
"Com esta ação, vamos direto à fonte. Fechando provedores de ferramentas, evitaremos que outros spammers tenham esses serviços à sua disposição. Além disso, esperamos que o processo funcione como elemento de dissuasão para outros spammers, demonstrando a força do nosso compromisso de mantê-los fora do Twitter", diz a nota.
Além dos spams, o Twitter enfrenta um outro desafio, talvez mais difícil de ser superado: a "chatice" de grande número de mensagens postadas diariamente em suas páginas.
Segundo estudo realizado pela Carnegie Mellon University (CMU), os próprios usuários do microblog avaliam que, de todos os tweets que recebem, apenas 36% valem a pena ser lidos, enquanto 25% não merecem ser lidos de forma alguma — em sua maior parte (82%) por serem mensagens "chatas". O restante das mensagens recebidas (39%) provocam sentimento ambivalente no leitor.