De olho no mercado de telemedicina e telemetria para saúde, a Fanem, empresa exportadora de produtos nas áreas de neonatologia e de laboratórios, anuncia o investimento na startup Sensorweb, empresa catarinense especializada em soluções baseadas no conceito de "Internet das Coisas", com o objetivo de aprimorar seu portfólio de monitoramento de equipamentos.
A Fanem está engajada aos conceitos de eHealth e Telemedicina e já vem introduzindo em seus produtos características alinhadas a eles, empregando tecnologia própria. Associando-se a uma empresa especialista neste campo, a Fanem reforçará a oferta de produtos de ponta equiparando-se a poucos players internacionais que já dispõem de soluções com este tipo de tecnologia.
"A SensorWeb é uma empresa de Santa Catarina, um importante polo nacional de desenvolvimento de TI, que já atua na área da Saúde com soluções que monitoram produtos críticos, inclusive no transporte e no armazenamento de medicamentos, e que agora, com a entrada da Fanem, ampliará ainda mais seu hall de clientes", ressalta Djalma Luiz Rodrigues, diretor executivo da Fanem.
Para a SensorWeb, mais do que um tradicional investidor, a entrada da Fanem na empresa tem um significado bastante estratégico do ponto de vista comercial. "Além do aporte financeiro, poderemos contar com os recursos de uma frente comercial na área da saúde consolidada há 90 anos, o que nos ajudará a fortalecer nossa marca e produto, uma vez que a Fanem possui muita credibilidade e confiança neste mercado. Por outro lado, teremos a possibilidade de inovar em outras áreas que envolvem a integração entre produtos Fanem e seus usuários, utilizando software e a internet como meio de comunicação", enfatiza Douglas Pesavento, sócio-fundador da SensorWeb.
A atuação conjunta envolverá a integração das tecnologias de telemetria, monitoramento, transmissão e gerenciamento de variáveis de controle, agregando ainda mais valor aos equipamentos da Fanem. De acordo com Rodrigues, inicialmente a tecnologia será aplicada à linha laboratorial para monitoramento e registro de informações da cadeia do frio (temperatura e umidade). Posteriormente, a mesma tecnologia que envolve também acesso remoto, internet e armazenamento em nuvem, poderá ser utilizada em outras linhas de produtos. "No futuro, a ideia é que os equipamentos Fanem sejam todos monitorados remotamente por uma equipe de manutenção, reduzindo custos de deslocamento e de pessoas, o monitoramento de possíveis problemas e agilizando o tempo de atendimento ao cliente", explica Rodrigues.
A Sensorweb conta uma solução completa e 100% nacional, que abrange desde os sensores, até o portal Web para registro e monitoramento das informações. Entre as soluções, está uma plataforma de software que permite interagir com diversos tipos de sensores e equipamentos eletrônicos através da internet (em computador, smartphone ou tablets) e sensores sem-fio de temperatura, umidade e detecção de abertura de portas, voltados especialmente para a cadeia do frio, abrangendo os processos de produção, armazenamento, transporte e comercialização de produtos de saúde e alimentos. Também serão incorporados aos produtos centrais de monitoramento multi-propósito, que permitem concentrar dados de múltiplos tipos de sensores, transmitindo-os via Internet através de suporte Ethernet convencional, sem-fio (Wifi) e/ou celular (GPRS/3G).